Com uma média de 70 internações por mês, a UTI Obstétrica do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP, atua há quase dois anos contribuindo para salvar a vida de muitas mulheres em risco de morte. Desde que foi inaugurada, em setembro de 2010, com dez leitos e equipamentos modernos, como a primeira unidade de tratamento intensivo obstétrico do interior do nordeste, mais de 900 pessoas já foram atendidas pela equipe especializada da UTI.
A dona de casa Leonice dos Santos veio da cidade de Curaçá (BA) para se tratar de uma gestação de alto risco. Precisou ficar internada na UTI por ordens médicas depois de passar por uma cirurgia para a correção de uma gestação nas trompas. “Graças a Deus que eu vim pra cá. Essa UTI me salvou porque em minha cidade não tem uma estrutura dessas”, falou.
A partir do mês de fevereiro, a UTI obstétrica do HDM passa a ter um novo coordenador, o médico ginecologista e obstetra Álvaro Pacheco, especialista em medicina fetal pelo IMIP. Para ele, a expectativa do trabalho é de continuidade. “Essa UTI obstétrica é inédita no interior do nordeste e esse foi um passo ousado e muito necessário dado pelo Hospital Dom Malan. O meu objetivo à frente da unidade é manter o padrão que já foi adquirido nesses quase dois anos de funcionamento. Temos sempre que olhar para frente e continuar com os bons resultados”, avaliou o coordenador. (Fonte: Ascom HDM).