Na manhã desta quarta-feira, 01, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizou palestra com as pessoas que se hospedam temporariamente na Casa de Passagem Bom Samaritano no município. A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Eduarda Vidal, explicou sobre todo o ciclo da doença desde a prevenção até o tratamento.
“As pessoas que vivem em ambientes aglomerados e fechados, em situação de rua são mais susceptíveis a desenvolver a doença, já que a tuberculose é causada por uma bactéria transmitida através do ar. Então, o contato contínuo com pessoas que tenham a doença favorece a transmissão”, esclareceu a coordenadora.
Durante o encontro Eduarda ainda alertou sobre os principais sintomas. “A tosse seca ou produtiva por mais de 15 dias, febre no final da tarde e início da noite, perda de apetite e peso são sinais que a pessoa esteja com tuberculose. Então, atentos a estes sintomas é importante procurar a Unidade de Saúde para realizar o diagnóstico”, alertou.
Para Carlos Augusto o momento foi bastante exitoso. “Eu não conhecia muito a doença e imaginava que só os fumantes podiam ter tuberculose”, disse. Seu Carlos é um dos 18 usuários que irão realizar o exame do escarro para identificar se há ou não a presença da bactéria na secreção.
Após a coleta, o material será encaminhado para laboratório e os casos confirmados iniciarão de imediato o tratamento que durante em média seis meses. Atualmente, estão em tratamento 141 pessoas, sendo 21 casos novos deste ano.
Fonte: ASCOM SMS/PMP