Por Raryana Wenethya
Foi com o objetivo de levar conhecimento para a comunidade a respeito do autismo, suas formas de se manifestar e o seu tratamento, que a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Aamavasf), com apoio da Secretaria Executiva de Acessibilidade, realizou na manhã desta quarta-feira (1º), na Praça do Bambuzinho em Petrolina, uma Mobilização pela Conscientização Mundial do Autismo.
“Pretendemos conscientizar as pessoas e as famílias. A sociedade precisa se unir e abraçar essa causa que é tão justa”, ressalta a diretora-presidente da Aamavasf, Maria do Amparo Gomes Cabral.
A dona de casa Maria Helena da Silva Ferreira tem um filho autista e diz que Associação de Amigos do Autista contribuiu para a aceitação da criança no ambiente escolar e para a interação dela com as outras crianças. “As pessoas não entendiam e não queriam aceitar os nossos filhos e com o apoio da associação, que nos dá acompanhamento com profissionais especiais na escola, médicos e muitas coisas, isso mudou”, revela.
Para Rose Andrade, secretária de Acessibilidade do município, a intenção de uma mobilização como essa é lutar contra o preconceito e despertar na sociedade o sentimento de respeito a todas as pessoas. “É importante respeitar a pessoa pelo que ela é. Nós temos hoje em Petrolina um número enorme de pessoas com autismo, desde a criança à pessoa adulta. E é preciso entender que o autismo tem tratamento. O que não tem tratamento é o preconceito”, afirma.
Rose diz ainda que também é importante a valorização do ato de amor ao próximo. “Hoje estamos aqui amando as pessoas, respeitando as pessoas e isso nos traz uma felicidade muito grande”, conclui.
O evento contou com distribuição de panfletos e assistência de profissionais da saúde como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e outros, que estavam à disposição da comunidade para dúvidas e informações sobre o autismo.
Sobra a associação
A Associação de Amigos do Autista do Vale São Francisco – AAMAVASF é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada no município de Petrolina em 21 de maio de 2012. O objetivo principal é a colaboração e incentivo para o tratamento, educação e socialização da pessoa com a síndrome do autismo.
O autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. É marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem comorbidades associadas.