Autor: Ascom/Kelly Hosana
Os foliões que curtiram o Carnaval de Salvador 2015 elegeram o trabalho da polícia baiana o melhor serviço público oferecido durante a festa. A Secretaria da Segurança Pública recebeu, na noite desta terça-feira (31), um dos prêmios mais tradicionais da folia, o Troféu Dodô e Osmar, na categoria “serviço público destaque”, entregue ao secretário da pasta, Maurício Teles Barbosa, em cerimônia realizada no Teatro Castro Alves. O quesito segurança na festa concorreu ao lado de outros serviços essenciais como transporte, limpeza, banheiros públicos e organização e foi eleito através do voto popular.
“Posso dizer que foi um prêmio justo, porque a segurança pública, ao longo dos anos, vem crescendo junto com o carnaval, junto com o axé. É um serviço acessório, mas indispensável para que a festa aconteça”, afirmou. o titular da pasta. Ao receber o troféu das mãos dos cantores Compadre Washington e Beto Jamaica, da banda É o Tchan!, e de Reinaldo, da banda Terra Samba, Barbosa dedicou o prêmio a todos os policiais que trabalharam no planejamento e na execução da maior festa a céu aberto do planeta.Também lembrou que este não é o primeiro ato de reconhecimento da população em relação ao trabalho dos policiais no carnaval. “Uma pesquisa feita pela Ouvidoria da SSP já apontava a grande aprovação dos foliões ao serviço de segurança oferecido durante a festa e não é por acaso. São sete dias de festa, mas um ano inteiro de trabalho, de planejamento”, destacou.
Na noite de premiações do Troféu Dodô e Osmar, uma produção do Jornal A Tarde, em parceria com a TV Aratu, a Piatã FM e a Plural Marketing, ainda teve homenagem aos 30 anos de axé music, com apresentações musicais de personagens que fizeram parte da história do ritmo, dentre eles, o instrumentista Armandinho e as cantoras Sarajane, Daniela Mercury e Margareth Menezes. Um documentário produzido pelo diretor artístico Elízio Lopes Júnior também narrou os fatos mais importantes dos carnavais, desde o seu surgimento da festa na avenida.
Premiados
Além da segurança pública, também foram agraciados com o Troféu Dodô e Osmar o cantor Tatau, na categoria sucesso do carnaval, com a composição de “Tem Xenhenhem” , e Márcio Vitor, como cantor destaque. Neste último quesito, mas na categoria feminina, que levou foi a cantora Ivete Sangalo. Os meninos do Psirico também ganharam o troféu de banda mais destacada da festa.
Vina Calmon e Igor Cannário conquistaram os prêmios de cantora e cantor revelação. Cannário abocanhou ainda a categoria “momento do carnaval 2015”, com a sua passagem pelo Campo Grande, arrastando uma multidão de fãs.
O Camarote Salvador foi considerado destaque na categoria, assim como os blocos Cerveja e Cia e Muquiranas dividiram o prêmio de bloco destaque.
Também houve premiação para Bloco Afro/Afoxé destaque, que ficou com Ilê Aiyê, e de Samba destaque, conquistado pelo Alerta Geral.