Como parte das comemorações dos 50 anos da IHARA no Brasil a direção da empresa Japonesa de defensivos agrícolas, com sede em Sorocaba (SP) e representação em Juazeiro e região, decidiu perfurar e instalar até setembro desse ano, 50 poços tubulares em cidades do Nordeste Brasileiro. O município de Juazeiro (BA) foi contemplado com 20 poços que já estão em fase de conclusão.
Na ultima terça (1º de abril) o gerente comercial da IHARA, responsável pelo acompanhamento das obras, Alessandro Amorim, em companhia do Diretor de Divisão do Interior do SAAE, Inaldo Nascimento, esteve visitando alguns dos poços que já foram instalados, constatando a satisfação das famílias contempladas. “Ficamos felizes em fazer parte desse projeto social da IHARA, que juntamente com o SAAE vem minimizando o sofrimento do homem do campo, através de ações como esta. Nada é mais importante do que a água. É através dela que vivemos, produzimos e asseguramos o futuro das próximas gerações”, avaliou.
Para Inaldo Nascimento, essa iniciativa da IHARA, confirma o compromisso social da empresa, investindo na manutenção do homem do interior na sua terra. “Essa água que chega é o melhor presente que o sertanejo pode receber”, resume.
Já o morador da localidade de Muquém, Distrito de Itamotinga, Adriano Oliveira, festejou a chegada da água com alegria. “Já estávamos sofrendo com a falta d’água, dependendo dos carros pipas, mas agora estamos contentes, pois já temos água para as nossas necessidades”, pontuou Adriano, informando que cerca de 20 famílias serão atendidas com a água do poço.
Há anos que os moradores da comunidade de Jaburu, também no Distrito de Itamotinga, dependem apenas da água de uma cacimba que nem sempre está cheia. Agora com o poço perfurado e instalado no centro do povoado, a situação vai melhorar como atesta o morador Dorivaldo Cardoso dos Santos. “A água do poço vai ser muito útil para o consumo animal, mas na hora do aperto serve também pra gente beber. Só temos que agradecer ao prefeito e a esta empresa que nos atendeu”, salientou.
As comunidades selecionadas para receber os poços nesse projeto possuem agricultura de subsistência e criação de pequenos rebanhos. Além disso, explica Alessandro, foi analisado o número solicitado de caminhões pipa; fundo de pasto (local comum, onde é alimentado o rebanho da comunidade); número de residências (famílias); e o fato de não haver outro poço próximo à localidade.
Os poços fazem parte do conjunto de ações que o governo municipal está viabilizando para minimizar os efeitos da seca no interior do município. Com estes 20 já são 70 espalhados por todos os Distritos de Juazeiro melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.
PMJ Ascom/SAAE