O enterro de Thomaz Rodrigues Alckmin, filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que morreu ontem na queda de um helicóptero na Grande São Paulo, teve início da noite desta sexta-feira, em Pindamonhangaba (cerca de 150 km de São Paulo), e foi realizado rapidamente.
A cerimônia discreta, prevista para as 17h, começou com quase duas horas de atraso porque a filha mais velha de Thomaz, de seu primeiro casamento, mora na Noruega com a mãe, e os parentes aguardavam sua chegada, uma menina de 10 anos.
Cerca de 500 pessoas estavam no cemitério municipal, onde o governador Alckmin, abatido, recebeu condolências pela perda do filho.
O cortejo do caixão foi feito em silêncio, com a presença da mulher do governador, Lu Alckmin, e dos outros dois filhos do casal, Geraldo e Sophia.
Houve aplausos para a vítima no começo e no final da rápida cerimônia, realizada em poucos minutos. O público presente fez uma oração antes de o corpo ser colocado no jazigo da família, onde também estão os pais do governador, Geraldo e Miriam.
O corpo de Thomaz, que faria 32 anos na próxima segunda-feira, chegou ao cemitério no meio da tarde, após ser velado durante a madrugada e a manhã de hoje no hospital Albert Einstein, na capital. Um segundo velório chegou a ser realizado em Pindamonhangaba até que o enterro fosse iniciado.
Thomaz é uma das cinco vítimas no acidente. O helicóptero em que todos estavam caiu em Carapicuíba (Grande São Paulo) na tarde desta quinta-feira (2), em um condomínio residencial; ninguém em solo foi atingido.
As outras quatro vítimas no acidente são: o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, 53, os mecânicos Paulo Henrique Moraes, 42, Leandro Souza, 34, e Erick Martinho, 36, que tiveram os funerais realizados em São Paulo na tarde de hoje.
As causas para a queda da aeronave estão sendo apuradas, mas é possível que tenha ocorrido uma falha em uma das pás do helicóptero. Imagens de uma câmera de monitoramento instalada nas proximidades do local da queda indicam que ela foi repentina e na vertical. (*com informações de Rodrigo Alvares, em Pindamonhangaba)
Bol