O Programa Telessaúde RIT VALE, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, registrou durante o mês de março 152 solicitações para esclarecimento de dúvidas na área da saúde. Segundo relatório emitido pelo Ministério da Saúde, através da Plataforma SMART, esse número é considerado um recorde no registro de teleconsultorias.
“Ao todo, 71 equipes de saúde da Atenção Básica em 22 municípios puderam esclarecer dúvidas sobre condutas clínicas, de gestão e processo de trabalho. As principais dúvidas foram em relação ao período gravídico puerperal, hanseníase e tuberculose, sugestões de atividades de educação em saúde, medicação, prescrição entre outros”, pontuou o coordenador do programa Silvoney Junior.
No relatório também foi observado que 97% das respostas emitidas foram avaliadas pelos profissionais de saúde atendendo plenamente e parcialmente, sendo que 95% dos profissionais se colocaram como satisfeitos e muito satisfeitos com a teleconsultoria.
O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica tem como objetivo desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, visando à educação para o trabalho, na perspectiva da melhoria da qualidade do atendimento.
ASCOM Saúde