Retomando as discussões sobre a instalação da Capitania dos Portos em Juazeiro, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve reunido nesta terça-feira (7) em Salvador, com o Capitão-de-Corveta, Flávio Francisco Barbosa.
A pauta já vem sendo discutida há algum tempo. Com o recente desenvolvimento socioeconômico do Submédio do São Francisco, tornou-se um fator atrativo para a elevação da Agência Fluvial de Juazeiro à condição de Capitania dos portos.
De acordo com o Capitão Rafael Paullucci, com o poder aquisitivo da população aumentando, a compra e a inscrição de embarcações vem crescendo, o que aumenta também, a procura de cursos na área. “Hoje é necessário também uma fiscalização mais intensa e para isso precisamos de mais recursos que só com a condição de capitania é possível”, afirmou.
Atualmente, a Agência Fluvial de Juazeiro mesmo tendo controle de 59 municípios, depende da Capitania Fluvial do São Francisco, localizada em Pirapora (MG). Caso seja instalada a capitania, a região do Submédio do São Francisco ganhará mais oficiais, mais equipamentos, autonomia financeira e a implantação da Vila Militar, contribuições importantes para o desenvolvimento do trabalho.
Para Zó, as discussões irão continuar e muito em breve mais serviços e com mais qualidade serão oferecidos à população que utiliza embarcações. “A navegação precisa dessa fiscalização, apoio e segurança e vamos continuar lutando por esta elevação que com certeza trará bons resultados e irá colaborar também, na promoção da economia”, avaliou.