ASCOM SESAU/PMJ
Dentro da Semana Nacional de Humanização promovida pelo Ministério da Saúde, de 07 a 11 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro promoveu na manhã desta quinta-feira (09) o encontro de humanização na Maternidade Municipal, com profissionais de saúde e agentes comunitários das UBS do município, gestantes, acompanhantes e residentes.
O objetivo da semana é efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Recepcionados pela coordenadora do setor de enfermagem da Maternidade, Maria Barros, o grupo conheceu as instalações da unidade e informações sobre o funcionamento do setor, bem como sobre as condutas realizadas pela equipe de enfermagem e equipe médica a partir do momento em que a gestante dá entrada no Hospital.
A agente comunitária do bairro Palmares, Lucilene Alves destacou a importância do encontro. “Muitas mães temem o parto normal e nem conhecem o funcionamento da maternidade. Estamos aqui também para aprender mais e ajudar a essas futuras mamães na nossa comunidade”.
A enfermeira do posto de saúde do bairro Dom José Rodrigues, Emile Gabriela, trouxe uma gestante da comunidade para participar do encontro. “Essa visita junto com os profissionais e as gestantes é importante porque nos permite esclarecer dúvidas, garantindo maior segurança para o momento do parto, e também já é uma demonstração de preocupação e vínculo afetivo delas com seus futuros bebês, conhecendo previamente o local onde os mesmos serão recebidos”, disse.
Para a gestante de seis meses do primeiro filho, Andrea da Silva a visita foi muito proveitosa. ” Hoje me sinto mais segura em relação a maternidade e toda a equipe e acredito que tudo correrá bem. Aguardo ansiosa pela chegada do meu primeiro filho”, concluiu a futura mãe.
Para o esposo de Andrea, Josemário Lima a expectativa de acompanhar o parto do primeiro filho é grande. “Somos pais de primeira viagem e viemos a esse encontro para conhecer o atendimento que será prestado a minha esposa e ao meu filho na Maternidade. Parabenizo a secretaria de saúde pela iniciativa”.
A residente da Univasf, Mariana Araújo acredita que as informações apresentadas são consideradas importantes para as gestantes. “Com as orientações que recebemos da Secretaria de Saúde, é nosso dever levar as gestantes para conhecer as instalações da maternidade, criar vínculo com os profissionais e trocar experiências com outras gestantes e com equipes de profissionais que prestam atendimentos na maternidade. Além disso, devemos incentivar as mães a conhecer seus direitos. Quanto mais informações, menos complicações”, ressaltou.
Para a Diretora da Humanização da SESAU, Carla Lorena Pesqueira a iniciativa possibilita que as gestantes se sintam seguras, tendo o apoio e orientações dos profissionais e destacou também a importância da Semana da Humanização. “A realização deste evento aqui em Juazeiro vem reforçar a Política Nacional de Humanização vigente, que tem por objetivo transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários”, finalizou.
Ao final do encontro foi aberta uma roda de conversa das residentes com as gestantes dando orientações básicas sobre o parto humanizado, a importância da amamentação e os primeiros cuidados com a primeira infância