Duzentas mudas de espécies da Caatinga como Ipês, Mulungus, Caraibeiras, dentre outras; foram distribuídas na manhã do último sábado, nas dependências da escola municipal Paulo Freire, situada no bairro São Gonçalo, zona oeste de Petrolina. A iniciativa- resultado de uma parceria entre a Agencia Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a direção da escola- deu o pontapé ao programa de Educação Ambiental que a unidade de ensino vai desenvolver ao longo do ano, com turmas do 5º ao 9º ano, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Pais e comunidade de uma maneira geral estiveram no evento e pegaram suas mudas, mas a animação ficou mesmo por conta da participação massiva da garotada.
“O projeto será trabalhado o ano todo com várias atividades voltadas para a fauna, flora, a questão da educação contextualizada com o semiárido e a água, que serão inseridas em nosso projeto pedagógico. O objetivo é desenvolver não só nos alunos, mas em toda a comunidade escolar as questões voltadas ao Meio Ambiente , para que por meio da sensibilização sejam colocadas em prática ações colaborativas , enfatizando a preservação e o reconhecimento da importância dela na sociedade, sendo que a parceria da AMMA é de suma importância na realização desse projeto”, pontuou a gestora da escola Paulo Freire, Rosymarilethe Ribeiro.
Com duas mudas de Ipê e Mulungu nas mãos, a comunitária Maria José Conceição saiu satisfeita do evento. “Além de gostar muito de plantas, sinto que estou contribuindo de alguma forma para tornar a cidade mais arborizada. Acho que ações como essa devem acontecer mais vezes em toda a cidade”, destacou.
Durante toda a manhã, além da distribuição de mudas, o lançamento do projeto ambiental da escola Paulo Freire contou com apresentações musicais, jogral e teatro, tudo desenvolvido pelos próprios alunos. As crianças fizeram fila para também pegar as espécies e levar para suas casas.
Em quinze dias, esta é a segunda ação de distribuição de mudas realizada pela AMMA. Além do São Gonçalo, a equipe do órgão ambiental já esteve no bairro Quati. Somando as duas iniciativas, quase mil mudas de espécies de Caatinga produzidas no Viveiro Municipal já foram doadas.
“A AMMA estabelece essa parceria com a comunidade por entender que a conscientização é o melhor caminho para a preservação e conservação do Meio Ambiente. Ao distribuirmos essas mudas buscamos conservar espécies da flora da Caatinga, bem como tornar a cidade bem mais agradável, com qualidade de vida, através do processo de arborização”, destacou a gestora da AMMA, Denise Lima.
Instituições que queiram solicitar mudas precisam apenas encaminhar um ofício para a AMMA. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 87 3866 2779/ 3861 4382.