A TV da Universidade Federal da Bahia (TV Ufba) lança documentário sobre As Ganhadeiras de Itapuã, grupo cultural que desde 2004 trabalha no intuito de valorizar e fortalecer a riqueza da identidade baiana através do resgate de histórias e da musicalidade, em especial o samba.
Na obra, é possível acompanhar as várias gerações de mulheres ao longo da formação do grupo, do sentimento saudosista das mais velhas, passando pela empolgação das mais novas, até os primeiros passos de uma nova geração que busca manter viva a cultura das Ganhadeiras.O programa traz um resgate histórico da Lagoa do Abaeté e da cultura popular ligada à cidade de Salvador, através de imagens e da memória das Ganhadeiras, que traduzem em palavras, ritmos e sons as antigas tradições do lugar.
A iniciativa cultural surgiu em março de 2004, nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Marininha, onde um grupo de pessoas motivadas pelo interesse no fortalecimento da identidade cultural de Itapuã se reunia semanalmente para trocar informações sobre as antigas tradições do lugar.
As principais consequências daquelas rodas de conversa e samba foram a compilação de um repertório de cantigas e sambas de roda que formou ‘As Ganhadeiras de Itapuã’. O programa integra a grade da TV UFBA, que tem como característica principal a experimentação com a linguagem audiovisual.
Veja o documentário, click aqui.