“Eu quero ser, mesmo, é advogada”. Essas são as palavras da colegial do 9º ano de Ensino Fundamental, Victória Camilly Amorim. Estudando desde os nove anos na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC –, na Cohab Massangano, a menina se destaca até com o primeiro nome. Criada pela diarista Maria Aparecida Silva de Amorim e pelo padrasto Edson Patrício de Souza, ela fez, em 2014, uma prova da Secretaria de Educação de Petrolina que a levou à Inglaterra e à Escócia, para fazer intercâmbio cultura e educacional.
Não deixando acomodar-se, ela foi em busca de se aprimorar na língua inglesa. A aluna, agora, estuda em uma instituição conceituada de línguas estrangeiras. Ganhadora de uma bolsa de estudos de cinco anos, Victória só sairá de lá no término do curso. “Estou lá fazendo tudo como se estivesse pagando. Eu quero aproveitar ao máximo”. “Meu objetivo agora é seguir no inglês, dominar o idioma e me formar em direito”, concluiu.
A diretora do CAIC, Alessandra Alves Patrício, acompanha a menina antes e depois do intercâmbio e disse estar na torcida pela a aluna. “Nossas expectativas eram para que ela realizasse seus sonhos. Na sua volta, nós e a família incentivamos para que Victória continue em frente”. A gestora ainda lembra que, depois de Camilly, muitos outros estudantes se sentiram impulsionados a seguir o mesmo caminho. “Nós já temos novas turmas de alunos que entraram no curso do NUMEL, buscando essas experiências, de olho nos estudos e preparados para participar dos programas que a Seduc de Petrolina vem promovendo”, pontua.
Aparecida, mãe da intercambista, está contente com tudo o que vem acontecendo na vida da filha e agradeceu à Seduc por ajudá-la. “Eu não pude estudar. Tive que optar por cuidar dos meus filhos. Agora incentivo os estudos deles, e agradeço muito a Secretaria de Educação de Petrolina por proporcionar a primeira viagem de Victória para o exterior. Isso era inimaginável”, conclui.
O que é NUMEL?
Prefeitura Municipal de Petrolina, por intermédio da Secretaria de Educação (SEDUC), desenvolve projetos que colocam jovens, adultos, profissionais e crianças em contato com três idiomas, além do braile e libras. Escolas como Dom Idílio, sede do Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (NUMEL), Eliete Araújo, Nicolau Boscardin, Laurita Leda, Caic e Santa Terezinha, participam do projeto. Elas atendem a todas as idades e profissões com cursos de inglês, português, espanhol, sistema de leitura para cegos e língua de sinais.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMP