ASCOM SESAU/PMJ
A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou o encerramento da Semana de Humanização na tarde desta quinta-feira (16), no setor de Pediatria do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, com atividades lúdicas em parceria com o Grupo de Animação da Capelania de Juazeiro/BA, que realizou um momento de contação de histórias e diversas brincadeiras para os pacientes da instituição.
O grupo comandado pela coordenadora Cristiane Soares, da 1º Igreja Evangélica Congregacional do município animou os pacientes e os familiares com oração, momento de reflexão e fé, atividades educativas e lúdicas, brincadeiras e distribuição de lanches.
“Há 9 anos fazemos esse trabalho no Hospital Infantil e tentamos trazer um pouco de conforto e alegria no ambiente hospitalar. Trabalhamos com grupo de animação com o objetivo de levar alegria e também a palavra de Deus aos enfermos”, disse Cristiane.
Para Roseane Alves, mãe do pequeno João Vitor de 7 meses, a atividade lúdica foi muito boa. “Pelo menos ele está se divertindo, brincando aqui no hospital. Ele ficou até mais animado com a chegada do pessoal”, diz.
Andrea, tia da pequena Radássia Silva de apenas 10 meses acredita que ações lúdicas ajudam na recuperação das crianças. “É muito importante essa ação no hospital infantil, porque mesmo a criança doente, ela brinca um pouco, e se distrai do ambiente de hospital”, disse.
Rayane de 8 anos está internada há dois dias com problemas respiratórios e aproveitou a contação de história com uma das voluntárias. “Achei ótima essa visita, teve brincadeira, leu uma história para mim, foi muito legal. Eu gostei muito das meninas do grupo”, comenta.
De acordo com Aleide Lima, Assistente Social do Hospital Materno Infantil, a finalidade da ação é elevar a autoestima das crianças em um momento que elas estão fragilizadas. “Essa ação marca o encerramento da Semana da Humanização com atividades que priorize a ala pediátrica do hospital. Na semana anterior tivemos atividades com gestantes da comunidade, onde visitaram a maternidade. Buscamos com isso trazer um momento mais humano para essas crianças, para que elas se sintam mais acolhidas. Sabemos que esse período aqui acaba enfraquecendo o lado emocional delas, então com uma atividade lúdica, algo que possa motivá-las também favorece na recuperação”, concluiu.
Segundo a Diretora de Humanização da Secretaria de Saúde, Carla Lorena Pesqueira, a Semana da Humanização tem também o objetivo de proporcionar a criança e a família um ambiente hospitalar mais interativo, lúdico. “O acolhimento para os internos é muito importante para o desenvolvimento emocional e consequentemente para a saúde dos mesmos. É sempre muito gratificante. Não tem coisa melhor para a família do que ver a criança sorrir, mesmo numa situação de dor. Esse é justamente o objetivo da Semana da Humanização, humanizar os atendimentos, organizar atividades lúdicas no ambiente hospitalar”, concluiu.