A Universidade Federal do São Francisco (Univasf) promove, durante todo o dia de hoje (17), o “Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos”. Este é o primeiro Encontro que acontece na Univasf e conta com a participação de vários municípios de Pernambuco. O objetivo é realizar um acompanhamento pedagógico dos profissionais do Programa Mais Médicos que atuam nas cidades de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco. O evento ocorre no Núcleo Temático 3, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE).
Nesta manhã, estiveram presentes cerca de 20 médicos do Programa, que participaram de uma discussão clínica com foco na saúde mental. O evento contou com a participação dos tutores do Programa Mais Médicos pela Univasf, Allana Moreira e Aristóteles Cardona; e da apoiadora do Programa no Ministério da Saúde, Luciana Florentino.
À tarde, haverá uma discussão estrutural sobre as condições de trabalho e moradia dos profissionais. Os participantes também terão mais informações sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Telessaúde, que é um mecanismo de suporte aos profissionais. A discussão contará com a presença do tutor do Programa Mais Médicos em Sergipe e especialista em Saúde Coletiva, João Cavalcante.
De acordo com Cardona, a ideia é que esses encontros sejam organizados regularmente. “São muito importantes para proporcionar momentos de discussão e de troca de conhecimento entre os participantes do programa. E a Univasf, como instituição supervisora, tem o papel de fazer esse acompanhamento pedagógico na qualificação desses profissionais”, afirma.