Cortar o glúten da dieta é uma boa forma de reduzir medidas ou até perder peso. Principalmente para quem tem intolerância ou sente algum desconforto quando consome pães, bolos e massas feitos com farinha de trigo, substituir os ingredientes com a proteína é uma boa forma de desinchar e perder gordura.
– Hoje em dia existem exames para detectar a intolerância ao glúten. No caso de intolerância, a conduta é tirar a substância da dieta. No entanto, há casos de pacientes que não tem o diagnóstico da doença celíaca, mas que se sentem melhores quando tiram. Vai da individualidade. Há pessoas que vão se sentir melhores e em outras não vai fazer diferença – explica a nutricionista funcional Stella Jacob.
Pessoas que sofrem de gases, tensão abdominal, acne, dores de cabeça, que têm dificuldades de perder gordura, está estacionada no emagrecimento e têm celulites conseguem ver vantagens na dieta sem glúten.
– Melhora a disposição, desincha, intestino passa a ter um funcionamento mais satisfatório e o aspecto da celulite melhora. Se a pessoa estava inchada ou com dificuldade de perder gordura, cortar o glúten emagrece sim.
Foi o caso da cozinheira e blogueira Paula Martins. Há um ano e meio ela não consome glúten:
– Desde que cortei o trigo, emagreci 8 quilos. Desde então, passei a fazer minhas próprias comidas e a publicar as receitas sem glúten que aprendi em vários cursos que fiz no blog “Vida sem trigo”.
Veja sugestão de refeições sem glúten indicadas pela nutricionista Stella Jacob:
Café da Manhã
– Tapioca com ovo mexido ou suco verde com omelete com queijo branco ou iogurte com frutas picadas e quinoa.
Lanches
– Castanhas ou frutas desidratadas ou biscoito de arroz
Almoço
– Arroz integral, feijão, carne e salada ou massa sem glúten
*Evite arroz sete grãos que pode ter trigo.
Jantar
-Batata-doce com peixe grelhado