O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inaugurará na próxima terça-feira, 28, às 16h no Museu de Fauna a exposição ‘Caatinga Viva’ em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga. São 40 fotografias de autoria de analistas ambientais e mateiros do Centro, realizadas durante suas atividades de campo em cidades com áreas sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A mostra segue até o dia 15 de maio desse ano.
“A escolha das fotos partiu não só de questões técnicas como foco, nitidez ou exposição, mas também do que elas tinham a nos dizer sobre a Caatinga”, afirma uma das curadoras e servidora do Cemafauna, Kathianne Souza, com formação em Artes Visuais. As imagens retratam a beleza e diversidade existentes no bioma, a vida que habita os mais diversos lugares de municípios dos estados inseridos na atuação do PISF – Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba – com paisagens, belos crepúsculos, além de animais que compõem a rica fauna da Caatinga. Borboletas, libélulas, corujas, beija-flores, cachorros-do-mato, jacarés, saruês e iguanas das mais variadas espécies compõem a mostra.
Dia Nacional da Caatinga
A Caatinga é um bioma unicamente brasileiro que ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados em parte dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Minas Gerais.
Por meio de decreto presidencial em 2003 foi instituído o dia 28 de abril como Dia Nacional da Caatinga, visto que essa era a data de nascimento do professor, engenheiro agrônomo e ecólogo pernambucano Vasconcelos Sobrinho, pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil e considerado uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina. Foi ele também quem criou e assumiu a direção por muitos anos do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, atual Parque de Dois Irmãos em Recife-PE.
Outras informações
Cemafauna Caatinga
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho – S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina – Pernambuco.
Fonte: ASCOM CEMAFAUNA