Foi realizada, pela quarta vez, a Campanha de Monitoramento de Qualidade da Água nos rios, açudes e córregos que ficam no entorno da BR-235/BA, rodovia em obra executada desde o primeiro semestre de 2014 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A ação, realizada a cada três meses, é uma forma de controlar e, consequentemente, minimizar a contaminação gerada pelo empreendimento nos pontos d’água da região.
Entre a terça-feira (21) e a quinta-feira (23), foram monitorados 46 pontos d’água. Deste número, 25 estavam com água e 21 secos. As atividades foram realizadas por uma equipe de engenheiros ambientais, que fizeram análises de pH (que mede acidez da água), temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e turbidez.
Parte de todas as variáveis das amostras foi analisada em campo com ajuda de uma Sonda Multiparâmetro, equipamento medidor da qualidade da água. Outra parte das variáveis foi encaminhada para laboratório, onde também será avaliada.
O Lote 5, que vai do distrito de Pinhões até Juazeiro, obteve o maior número de coletas, 16 amostras. Já o Lote 4, que começa em Uauá e segue até Pinhões, registrou apenas dois pontos de coletas por ser uma região com clima mais seco e sem chuvas. Nos Lotes 1 e 2, que juntos formam cerca de 150 quilômetros e pega da divisa da Bahia com Sergipe até Canché, foram feitas sete coletas.
A Campanha de Monitoramento de Qualidade da Água é uma atividade da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto de Implantação e Pavimentação da rodovia baiana conta com 283,3 quilômetros em obra e representa um investimento na ordem de R$ 420 milhões.
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA