Pela primeira vez na história do Município, adolescentes foram participantes e atores efetivos de uma Conferência para tratar de políticas públicas. Na última sexta-feira (24) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu em parceria com a Prefeitura de Juazeiro a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na pauta, a apresentação do Plano Decenal e o fortalecimento dos Conselhos Municipais. O evento aconteceu no auditório Multieventos da Univasf e contou com a presença da secretária Célia Regina Carvalho (Sedis), Miranery Amorim, representante da Secretaria Municipal de Educação e Esportes; Carla Lorena Pesqueira, representante da Saúde; Alexandre Santos Conceição, representante do NUCA; Joel Miranda, presidente do CMDCA, além de representantes da sociedade civil, de vários Conselhos Municipais, estudantes de colégios estaduais e escolas municipais além de professores e estudantes universitários.
O professor Roosevelt Duarte Motta, Assessor de Articulação Interinstitucional da Prefeitura Municipal, representando o prefeito Isaac Carvalho, deu boas vindas aos participantes e conclamou a todos para pensar na construção por um mundo melhor. “É importante lembrar que a Unicef reconhece que o Brasil é o país que mais tem produzido ações capazes de reduzir índices negativos; valorizar as coisas boas que estão acontecendo para regenerar o mundo; pensar em saúde que ajude a população a cuidar preventivamente de seu dia a dia. Queremos partilhar com vocês a possibilidade de fazermos um mundo melhor e é nesse espaço que pensamos, discutimos, buscamos nossos ideais”, pontuou Motta.
Com um público de cerca de 220 pessoas, a solenidade teve inicio com a apresentação dos hinos Nacional e de Juazeiro pelo coral da Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira composto por 42 estudantes do 5º ano. O regente do coral e Professor Robson Matos disse estar feliz porque o que os alunos têm aprendido a se tornarem multiplicadores de conhecimento. “Participar de um evento como esse é importante para o nosso coral porque mostra que é possível ter um olhar diferenciado, principalmente por serem crianças de um bairro periférico onde estão mais vulneráveis quanto às drogas, aos abusos, à violência de modo geral”, observou o professor.
Também participaram da solenidade 35 alunos do Colégio Militar da Bahia, sob a coordenação do Sargento Sena. As alunas CPM aspirantes, Patriciane Moraes, Julia Sampaio e Ananda Coelho e os alunos Guilherme Munir e Eric Souza ficaram responsáveis pela leitura do regimento da Conferência.
O representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antonio Marcos Evangelista, proferiu a palestra magna sobre o plano decenal e o fortalecimento dos Conselhos, tema central dos debates.
Após o almoço e discussão dos temas propostos foi realizada a eleição para delegados que representarão Juazeiro na Conferência Territorial que será realizada dias 10 e 11 de junho no município de Casa Nova.
Os novos delegados
Robson Vieira Ferreira do CETEP, Lívia Rodrigues Monteiro do Colégio Militar da Bahia, Tatiele Evangelista dos Santos da Escola Graciosa Xavier Ramos Gomes do distrito de Carnaíba do Sertão e Alexandre Santos do CETEP foram os adolescentes eleitos delegados titulares. Os suplentes foram José Wesley da Silva Pereira da Escola Mandacaru, Pietra Kilian Batista do Colégio Rui Barbosa, Brenda Willy do Colégio Militar da Bahia e André Armetano Santana da Escola Graciosa Xavier de Carnaíba do Sertão.
Além dos adolescentes, do Presidente e da Vice Presidente do CMDCA, Joel Miranda e Rosineia Rodrigues, Juazeiro também será representada por delegados da sociedade civil: Alaíde Nunes de Souza, Juzileide Carvalho do Nascimento, Sandra Regis, José Carlos de Araujo.
Da área governamental Norma Suely Martins da Silva (Seduc), Elis Regina Ferreira dos Santos (Seduc), Fátima Carvalho (Social), Márcia Regina Fernandes Rocha (Conselho Tutelar), Major Wellington Bomfin Bastos (CPRN/Proerd)
Secom PMP/Casa dos Conselhos