Idealizado para consolidar uma rede ampla e multiprofissional que cuida da saúde das pessoas de Petrolina, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) atua desenvolvendo ações de promoção à saúde na sede e no interior do município. Implantado em 2009, pelo prefeito Julio Lossio, o NASF tem o objetivo de prestar atendimento aos usuários acolhidos nas Unidades de Saúde da família com equipes interativas, dinâmicas e multidisciplinares.
A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, enfatiza que a prioridade da gestão é proporcionar mais humanização no atendimento. “Inovamos na assistência básica às famílias e possibilitamos que as pessoas de Petrolina tenham um atendimento diferenciado. Com a criação do NASF reforçamos a proposta de uma atenção acolhedora e voltada para as principais necessidades da população”, destacou gestora.
Formado por uma equipe mista, e presente diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas Unidades de Atendimentos Multiprofissionais Especializados (AME’s), cada NASF é composto por 1 Psicólogo, 1 Farmacêutico, 1 Nutricionista, 1 Educador físico e 1 fisioterapeuta, além de Psiquiatra, Pediatras e Ginecologistas.
Ao todo, Petrolina já conta com oito unidades NASF em toda a área de cobertura do município, inclusive, no interior o que possibilita o acesso sem precisar buscar o centro da cidade. A coordenadora do núcleo, Rebeca Santana, explica como é o funcionamento das atividades. “A nossa equipe atua na sede e no interior todos os dias da semana e o usuário é regulado pelo médico e, logo em seguida, encaminhado para os nossos profissionais que são especialistas em Saúde da Família”, disse.
Entre as atividades estão consultas individuais, palestras educativas, dicas de saúde, orientação sobre as principais patologias, além da atenção especializada aos grupos prioritários de idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, sendo o NASF de Petrolina pioneiro na atenção e cuidado diversificado.
Fonte: ASCOM SMS/PMP