Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, divugado esta quinta-feira, alerta que as crianças de 15 países das 26 nações industrializadas pesquisadas, não são informadas sobre seus direitos.
O documento mostra que o currículo escolar dessas nações não faz nenhuma menção ao ensino dos direitos desses menores. Além disso, nenhum professor recebe treinamento sobre os direitos das crianças ou tem conhecimento da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Alerta
Segundo o Unicef, entre as nações que não fornecem esse tipo de informação estão Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Israel e Itália.
O relatório tem como tema “Ensinando e Aprendendo Sobre os Direitos da Criança: Um Estudo da sua Implementação em 26 países”.
O diretor de Parcerias do Unicef, Gérard Bocquenet, afirmou que o documento “serve de alerta aos países que ratificaram a Convenção para que adotem as medidas necessárias para garantir a implementação do direito da criança de aprender sobre seus direitos”.
O estudo, realizado a pedido do Fundo para a Infância pela Universidade Queen em Belfast, na Irlanda, analisou a situação e identificou os desafios em relação aos direitos das crianças em 26 nações industrializadas.
Compromisso
A Convenção sobre os Direitos da Criança determina um compromisso formal desses países para tornar público os princípios e as provisões do documento.
O Unicef disse que 25 anos depois da adoção da Convenção, muito ainda precisa ser feito para assegurar que os direitos das crianças sejam amplamente conhecidos e implementados nas escolas.
Os especialistas afirmam que um passo fundamental para aplicar esses direitos é que as crianças tenham conhecimento deles.
O relatório mostrou que apenas três dos 26 países pesquisados monitoram o ensino dos direitos das crianças.
Segundo o documento, mesmo quando os menores aprendem algo sobre o assunto, eles não são informados sobre a existência da Convenção ou sobre o que significa ter direitos.
Fonte: Agência Brasil