Estudantes, docentes e profissionais de Educação Física e de outras áreas da Saúde estiveram presentes, na manhã dessa quinta-feira (30), na abertura do 5º Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco (Cefivasf), organizado pelo Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento conta com 766 inscritos de 20 estados de todas as regiões do país, além de participantes do Uruguai, Costa Rica e Moçambique. O Cefivasf teve início às 8h, com credenciamento, acolhida da equipe do projeto “Sentindo na Pele”, realizado pela Coordenação de Políticas em Educação Inclusiva (CPEI) e exposição de produtos que envolvem a temática do evento.
Ao longo da manhã, foram realizadas mesas redondas sobre diversos assuntos, como exercício físico para portadores de obesidade, promoção da atividade física no Nordeste e no Brasil, panoramas da Educação Física Escolar no Brasil, entre outros. A estudante Jaqueline Marinho, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), enfrentou uma viagem com duração de 30 horas para participar do evento e acredita que valeu a pena. Vim de tão longe com muitas expectativas. Irei participar dos cursos e apresentar trabalho. Estou adorando a recepção das pessoas, a cidade é linda e o evento está superando as minhas expectativas”, contou Jaqueline.
Uma conferência especial sobre “Efeitos do treinamento aeróbico na insuficiência cardíaca” foi realizada pela professora Patrícia Chakur Brum da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o professor Luiz Fernando Martins Kruel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que participa do evento como palestrante, a programação está excelente, pois conta com profissionais que são referências nacionais e internacionais. “Para nós pesquisadores é também um momento em que podemos trocar informações e fazer contatos com profissionais de outras áreas”, ressaltou.
O estudante em Bacharelado de Educação Física da Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC) e intercambista de Moçambique Arestides Joaquim Macamo acredita que o aprendizado de um universitário não se dá apenas nas salas de aula. “Eu acredito que todo aluno de Educação Física tem que participar desse tipo de evento para se tornar mais experiente e aprender a ter um olhar multidimensional, conhecendo outras pessoas e ótimos professores”, afirmou.
Os estudantes da região também estiveram presentes. De acordo com Renata Rodrigues, nutricionista e estudante de Educação Física da Univasf, a programação está muito interessante. “Para os alunos daqui da região que estão participando do evento, vai acrescentar bastante, pois somos quem tem mais a ganhar”, afirma.
O coordenador do evento, Ferdinando Oliveira Carvalho, acredita que esse é um momento de fortalecimento da área. “O Cefivasf é a mola propulsora para que aconteçam as pesquisas, porque é nesse momento que começamos a divulgá-las. Então, a área tem muito a ganhar”, explica.
A cerimônia oficial de abertura do 5º Cefivasf será realizada esta noite, a partir das 19h30 e será transmitida ao vivo pela TV Caatinga.