Localizados nos bairros do Alto do Cocar e Loteamento Eduardo, o CCI é um equipamento público da Prefeitura Municipal de Petrolina que atende idosos para o desenvolvimento de tarefas da vida diária. Entre as 07h e 17h de segunda à sexta-feira, os idosos participam de atividades físicas, pedagógicas, artísticas, culturais e ainda recebem cursos de artesanato, palestras e jogos educativos. Além disso, participam dos projetos que visam dar melhor qualidade de vida para a terceira idade e ainda recebem refeições gratuitas.
Conheça o Trabalho que dá certo:
Dona Maria Fernanda, 81 anos, é uma assídua frequentadora do CCI Mimi Cruz no Alto do Cocar, e a idosa conta que no lugar encontrou o que precisava para ter uma velhice tranquila e com muitas atividades.
Dona Fernanda, como é chamada, moradora no bairro do Pedro Raimundo na rua 18, no número 190, passou por momentos difíceis em sua vida quando descobriu depois de uma visita de rotina ao médico ,que seu coração estava cansado e que precisaria colocar uma válvula para dar mais aceleração ao órgão. Ela conta que nesse momento a depressão bateu muito forte à sua porta. A família deu suporte para que ela fizesse a cirurgia sem medo, e assim, ela passou por esse obstáculo gigantesco. Porém, de volta para casa, ela descobriu o medo de ficar sem poder realizar o que mais gostava de faze: dançar e se divertir com a música. Triste e desolada a família procurou ajuda de um profissional Geriatra para saber qual caminho seguir para tirar Dona Fernanda daquele estado. O médico aconselhou colocá-la em um grupo de convivência. Foi nesse momento que a família e Dona Fernanda conheceram o Centro de Convivência de Idosos, dando a possibilidade e a esperança para que ela voltasse a viver normalmente.
“ Eu pensei que depois da cirurgia tudo estaria terminado para mim, e eu teria a vida de um velho que todos dispensam. Quem me deu força para vir ao CCI foi minha família, no inicio eu não queria, achava que era lugar de velho chato que nada faz. Me enganei ! O CCI me completa, já que tenho assistência em tudo, médico, dança ,posso fazer meus bordados e pinturas que aqui me ensinam.Eu passo o dia inteiro aqui e as vezes penso que aqui é minha casa,já que o tratamento dos atendentes é muito bom. Eu só tenho a agradecer” Concluiu Dona Maria Fernanda , moradora do bairro do Pedro Raimundo na Rua 18 , nº 190 em Petrolina.
Petrolina tem cerca de 500 idosos que participam de grupos em diversos bairros da cidade. Os Centros de Convivência de Idosos são coordenados pela Secretaria de Cidadania.
Texto: ASCOM CIDADANIA/PMP