Desta segunda-feira, 11, até o dia 15 de maio os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitarão cerca de 6 mil domicílios de Petrolina para realizar o 3ª Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. A pesquisa visa identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e orientar as estratégias de combate à dengue e à febre chikungunya.
“Dividimos a cidade em 13 estratos e, ao todo, 122 servidores entre agentes e supervisores vão visitar residências nessas localidades para verificar focos e criadouros do mosquito. O resultado do LIRAa possibilita a intensificação das ações nos locais com maior presença do Aedes aegypti”, destacou o gerente de Endemias Jailson Araújo.
O último LIRAa realizado em março apontou 1,5% para epidemia de dengue, considerado de médio risco. A classificação dos índices de infestação utilizada pelo Ministério da Saúde é a seguinte: 0 a 0,99 % = baixo risco; 1 a 3,9 % = médio risco e acima de 4% = alto risco.
Até o momento já foram registrados 386 casos confirmados, e durante todo o ano de 2014, Petrolina contabilizou 791 casos de dengue. “O país vive um momento de alerta em relação à dengue com mais de 740 mil casos; já em Pernambuco são mais de 26 mil e 1 óbito. É preciso que a população redobre os cuidados, pois 90% dos casos em Petrolina acontecem dentro dos domicílios, então com medidas básicas podemos eliminar os criadouros do mosquito”, alertou a secretária de Saúde do município Lucia Giesta.
Dicas de Combate à Dengue e Chikungunya
Com medidas simples como colocar areia nos pratos dos vasos de planta, manter bem vedados recipientes com armazenamento de água para consumo, não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, eliminamos a proliferação dos criadouros.
Assessoria de Imprensa – SMS