(Foto: Divulgação/Embraer)
A Embraer anunciou nesta terça-feira (12) que vai transferir parte da linha de montagem dos aviões executivos Phenon, nas versões 100 e 300, para os Estados Unidos. O modelo, atualmente produzido em São José dos Campos (SP) e Botucatu (SP), é um dos jatos mais vendidos da companhia.
De acordo com a empresa, o avião será produzido na planta em Melbourne, na Flórida. A medida ocorre a partir de uma decisão estratégica da Embraere a previsão é que a transferência ocorra em 2016.
Com a transferência, cerca de 600 funcionários que trabalham no setor devem ser remanejados para a montagem dos jatos comerciais Ejets E2. Em breve, a unidade de São José dará início à montagem de protótipos da nova geração do modelo.
A Embraer informou que apesar da transferência da produção do modelo Phenom para o exterior, o produto ainda continuará sendo feito no Brasil, exclusivamente pela planta de Botucatu (SP). Em 2015, a companhia prevê receitas de até US$ 6,6 bilhões, com investimentos em capacitação industrial, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Setor
Com o anuncio, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José teme que outras empresas da cadeia de aviação no Vale do Paraíba sofram impactos negativos. A entidade, porém, afirmou que ainda avalia as consequências da medida para os trabalhadores.
Cerca de 30% dos profissionais ligados ao sindicato estão empregados no setor de aviação.
Fonte: Portal G1