SEAPA
Ascom/PMJ
A IX Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale) foi aberta oficialmente ontem (13), na Orla 2 de Juazeiro. A cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Jorge Cerqueira (representando o Prefeito Isaac Carvalho), do presidente da ACCOSSF Rafael Sene, do analista do SEBRAE Robério Araújo, equipe de governo e produtores.
O evento, que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Sertão do São Francisco (ACCOSSF) e do Sebrae, objetiva fomentar e divulgar a exposição de animais em todo o país. De acordo com o analista do SEBRAE Robério Araújo, além de melhorar as redes de contatos a expectativa é de capacitar os produtores rurais durante a realização da exposição. “Pretendemos manter o local lotado até o encerramento no próximo domingo e para isso trouxemos animais de excelentes raças e uma programação técnico-científica diversificada”, observou.
Durante a cerimônia de abertura o secretário de Agricultura falou da potencialidade da região e reafirmou a importância de eventos direcionados à caprinovinocultura. “A nossa região possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do Brasil e esse potencial vem sendo reconhecido cada vez mais. Realizamos anualmente as feiras em cinco distritos, valorizando toda cadeia e em especial o pequeno produtor. Hoje estamos aqui na abertura da IX Expovale num momento único, onde estão reunidos produtores de todo o país numa troca de experiências e difusão de tecnologia. A caprinovinocultura da região vivencia um grande momento”, disse.
O evento é parte integrante do calendário agrário do município e cresce a cada ano. “Essa atividade já alcançou grandes méritos e tem crescido consideravelmente. A caprinovinocultura desta região já virou referência e em todas as edições a Expovale tem contribuído para fomentar cada vez mais a cadeia como um todo. Estou feliz por mais uma vez firmarmos parceria com a prefeitura e acredito que a exposição já é um sucesso” observou Rafael Sene, Presidente da ACCOSSF.
A programação segue nesta quinta-feira (14) com o inicio do julgamento de animais. O criador Marco Santana, da cidade de Jeromoabo, está participando pela segunda vez e acredita no potencial da Exposição. “Geralmente nas feiras e exposições a comercialização de animais acontece nos últimos dias, mas aqui já começamos as vendas no segundo dia. Isso é muito importante porque compensa todo o custo que temos para estarmos aqui participando”, avaliou.
O prefeito Isaac Carvalho visitou a exposição ao lado do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Álvaro Gomes, do vice-prefeito Francisco Oliveira, do deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), do secretário Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e do vereador Agnaldo Meira. O chefe do executivo municipal destacou os investimentos do município nesse importante setor que contribui com a economia local e de toda a região.
“Criamos um calendário agrário realizando diversas feiras e exposições nos distritos, contribuindo assim para que também os pequenos criadores possam expandir seus negócios e fomentar ainda mais a geração de emprego e renda”.
A Expovale conta com a presença de mais de 150 expositores e cerca de 1500 animais. Vale destacar que a exposição se estende até domingo (17).
Confira a programação
(Local – Orla 2)
(13 a 17/05) 8h às 22h – Exposição de animais
(14 a 16/05) 9h às 18h – Julgamento e desfile de animais
(15/05) 20h – Leilão de animais
(17/05) 14h – Entrega de troféus
14h – Saída dos animais do parque de exposição
18h – Encerramento
Programação técnico-científica
(Local – Grande Hotel de Juazeiro)
Dia 14 de maio
8h – Abertura e entrega de material
8h30 às 9h20 – Manejo reprodutivo de caprinos leiteiros. Palestrante: Dr. Madriano Christilis (Embrapa Semiárido) professor colaborador da pós-graduação em Ciências Veterinárias do Semiárido- Univasf
9h30 às 10h20 – Momento empresa (DNA)
10h30 às 11h – Coffee Break
11h10 às 12h – Atualidades da caprinovinocultura no semiárido no contexto sustentável. Palestrante: André Rocha (Univasf)
14h às 14h50 – Boas praticas de ordenha em caprinos. Palestrante: Júlio César (Univasf)
15h às 15h50 – Inclusão da torta/farelo de algodão na dieta de caprinos e ovinos – rentabilidade e produtividade. Palestrante: Douglas Ferraz (ICOFORT)
16h às 16h50 – Manejo de ovinos em pastejo rotacionado. Palestrante: Prof. Dr. Luiz Mauricio Cavalcanti Salviano (UNIVASF)
Dia 15 de maio
8h às 8h50 – Estratégias alimentares para caprinos e ovinos no semiárido
Palestrante: Dr. Tadeu Vinhas Voltolini – Embrapa Semiárido
8h55 às 9h45 – A importância da correta suplementação mineral. Palestrante: Jair Soraes II – Matsuda
9h50 às 10h20 – Resistência anti-helmíntica em caprinos e ovinos. Palestrante: Elaine Monalisa (Ciência Animal – Univasf)
10h25 às 11h05 – Leptospirose em caprinos e ovinos. Palestrante: Laís Ferrari (Ciência Animal – Univasf)
11h10 às 12h – Gestão da sanidade de caprinos e ovinos. Palestrante – Sebastião Faria (MSD SAÚDE ANIMAL)
14h às 14h50 – Berganês: o ovino do sertão pernambucano. Palestrante: João Bandeira (IFE Sertão pernambucano)
15h às 15h50 – Avaliação de carcaças ovinas e caprinas. Palestrante – Profa. Dra. Sandra Mari Yamamoto (Univasf)
16h às 16h50 – Nutrição e manejo de ovinos e caprinos. Palestrante – Adelmo Severino dos Santos (Casa das Rações)