O resultado do Grupo Especial do carnaval de São Paulo deve ser conhecido apenas nesta quarta-feira (22). De acordo com a assessoria de imprensa da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, a decisão foi tomada em reunião entre os presidentes das agremiações que começou depois da confusão na tarde desta terça (21) no Sambódromo do Anhembi.
O tumulto interrompeu a apuração do carnaval de São Paulo nesta tarde. Houve quebra-quebra, carros alegóricos foram incendiados e pelo menos cinco pessoas acabaram detidas. A confusão começou quando um representante da escola Império de Casa Verde invadiu o local onde eram lidas as notas, no sambódromo do Anhembi, e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito. Naquele momento, a Mocidade Alegre liderava, seguida por Rosas de Ouro, Vai-Vai, Mancha Verde e Unidos de Vila Maria.
Cinco pessoas foram detidas no Anhembi. O integrante da Império – que já tinha passagens pela polícia por roubo, receptação, formação de quadrilha, porte de arma e danos ao patrimônio – foi indiciado por supressão de documentos e dano qualificado. Um torcedor da Gaviões também foi indiciado por dano qualificado. Com os outros detidos havia pequena quantidade de drogas.
Acesso
Enquanto os presidentes das escolas de samba de São Paulo estavam reunidos às 20h50 debatendo o que fazer após a confusão da tarde desta terça, a Liga Independente das Escolas de Samba fazia os últimos preparativos para iniciar a apuração das notas das escolas do grupo de acesso no Sambódromo do Anhembi.
A apuração deveria ter começado por volta das 18h, logo após o término da apuração do grupo especial. No entanto, a confusão que tomou conta do Sambódromo, com atos de vandalismo e incêndio no pátio dos carros alegóricos, atrasou a apuração.
Sem resultado, sem festa
A Mocidade Alegre cancelou, às 21h25, a festa programada para esta terça em sua quadra na Zona Norte de São Paulo diante do impasse entre diretores da Liga Independente das Escolas de Samba sobre a continuidade ou não da apuração, após o tumulto durante a tarde. Os frequentadores da escola foram orientados a acompanhar o resultado pela TV e aguardar uma nova data para eventual comemoração.