Em Petrolina, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) iniciou no dia 22 de maio com o término para esta sexta-feira, 22, mas a Secretaria Municipal de Saúde decidiu prorrogar a campanha até o dia 19 de junho para que a meta de 80% seja alcançada. Até o momento, 23.140 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 41.65% de cobertura vacinal.
Dentre os grupos prioritários o que menor adesão é o dos idosos com 7.892 imunizados de um universo de 21.537. “Os demais grupos estão com mais de 40%, só de gestante que já está com quase 60%. Comparado ao ano passado a procura tem sido boa, mas aqueles que ainda não se vacinaram e têm o direito devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e ficar protegido”, pontuou a coordenadora de Imunização Jeane Moraes.
A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B e é destinada para os seguintes grupos: Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores 5 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoa com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A população pode se dirigir às Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (zona urbana) e das 7h às 14h (zona rural). Nas AME’s Areia Branca e Gercino Coelho as salas de vacina ficam abertas até às 21h e 19h, respectivamente.
Assessoria de Imprensa – SMS