Em um ambiente hospitalar a segurança é um dos fatores primordiais e os cuidados com a vida são extremamente necessários para que seja mantido um ambiente de bem-estar e credibilidade. Recentemente, o setor de Segurança do Trabalho do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou treinamentos com seus funcionários para formação de brigadista.
O objetivo do curso é capacitar os colaboradores para combaterem um princípio de incêndio e, caso ocorra uma situação de risco, ajudar a evacuar os pacientes com segurança. A capacitação teórica foi realizada no auditório do hospital e a parte prática na área externa, através de uma simulação de incêndio.
Durante o curso foram abordados temas como, evacuação de área, primeiros socorros e demais agravamentos que podem ocorrer durante um incêndio. Além disso, os participantes foram orientados sobre a maneira eficiente do acionamento do Corpo de Bombeiros e cuidados com procedimentos de transporte de vítimas às unidades de saúde.
Segundo a técnica em segurança do trabalho do HDM, Rosângela Xavier, é importante que todos os funcionários do hospital sejam capacitados para lidar em casos de um incêndio.”Considerando a extensão do hospital e o número de pacientes e visitantes, é importante que todos os colaboradores tenham capacidade para saber atuar em caso de incêndio. Assim, atenderemos as exigências da Norma Regulamentadora (NR-23) de proteção contra incêndio, e, tornamos pessoas leigas em brigadistas” frisou.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP