Por Emaísa Lima
Será através de uma manifestação silenciosa nesta quinta-feira (28) que o município baiano de Juazeiro participará do movimento nacional pela valorização do educador: a mobilização SOS Educação Pública. Para este ato as pessoas estão sendo convocadas para usarem qualquer vestimenta na cor preta para trabalhar e fazer faixas pretas com a #SOSEducaçãoPública.
É solicitado também que sejam pendurados cartazes e faixas nas escolas, em monumentos, nas janelas de casa, e que quem estiver participando fotografe este momento e poste nas redes sociais. Como convoca o professor municipal e secretário de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Associação dos Professores de Juazeiro (APLB-Sindicato/APJ), Gilmar Nery. “Eu queria convidar todos os trabalhadores do Brasil, da nossa região Juazeiro e também estendendo aos nossos núcleos que são 4 – Senhor do Bonfim, Sobradinho, Abaré e Curaçá – que se mobilizem, que participem das manifestações indicadas pelas nossas centrais sindicais e principalmente a greve geral do dia 29. Que venham à rua, participem, se mobilizem.”
Gilmar ainda explica o porquê desta convocatória. “Hoje (28) nós vamos ter uma mobilização nacional que é convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que é a nossa confederação, onde ela pede que todas as pessoas promovam atos nas escolas, nas praças, principalmente o professor, que tire uma foto e divulgue nas redes sociais as suas mobilizações, os seus movimentos por onde fizerem.”
Já na sexta-feira (29) em todo o Brasil acontecerá a greve geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, contra a terceirização e a retirada de direitos dos trabalhadores.





