SEDUC
A fruta é uma alimentação saudável e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, deve ser consumida 400 gramas todos os dias. Com essa proposta, a Escola Municipal de Educação Infantil Naílde Costa, no Novo Encontro, criou o projeto Dia da Fruta: alimentação saudável nas quintas-feiras.
Mamão, melancia, laranja, banana, maçã, kiwi, abacaxi, ameixa são frutas que a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro envia para a escola e que os pais também mandam nas lancheiras dos filhos. Mas não é só pegar a fruta e comer, o Dia da Fruta tem uma metodologia pedagógica. As professoras aproveitam o incentivo à alimentação saudável para ensinar às crianças as cores, a textura, a partilha.
A Gestora IraídesValadares diz que a ideia do Dia da Fruta foi tirar o vício que os pais tinham de mandar salgadinhos e refrigerantes como merenda para escola, mesmo a direção explicando que aquilo não era necessário, pois a escola dá a merenda. “Como a gente recebe muita fruta da SEDUC, e estão no cardápio, sugerimos aos pais que mandassem também frutas, ao invés dos salgadinhos e refrigerantes. Tinham crianças que não conheciam o sabor de muitas frutas. Uma criança que só gostava de banana e não comia mamão hoje come mamão e adora. Também ensinamos a repartir, a dividir com seu coleguinha aquilo que eles trazem. As professoras estão fazendo muitas lições com essa nova metodologia e o aprendizado tem sido melhor do que o esperado”, exulta Iraídes.
Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Professora Ivonildes Rodrigues, da turma do 2º ano, fez um piquenique na área de lazer da sala e deixou as frutas disponíveis para as crianças. “Todos ficam ao redor das frutas e nós vamos perguntando ‘que fruta é essa, que cor ela tem’, vamos ensinando enquanto elas vão se alimentando de forma saudável. As crianças adoram”, afirma a professora.
A Nutricionista da Rede Municipal, Ilce Eulália de Sá, reafirma a importância das frutas na alimentação. “Esperamos que esse projeto seja abraçado por outras creches do município. Além das crianças consumirem alimento saudável, estão também aprendendo sobre qualidade de vida. E que isso sirva de lição aos pais também, já que o hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo aqui em nossa região, onde somos grandes produtores”, ressalta.




