Cordel, sanfona, triângulo, quadrilha, alegria, respeito, cuidado e esperança. Estes foram alguns dos ingredientes utilizados pela Equipe Multiprofissional e de psicólogas do Programa de Residência em Intensivismo, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU/Univasf), para realização do “Arraiá do Hospitá!”.
O momento foi de confraternização entre funcionários, pacientes e acompanhantes. A iniciativa, que contou com a colaboração voluntária de músicos e poeta nordestino, aconteceu nesta segunda-feira (22) de forma itinerante pelos espaços do Hospital, percorrendo corredores, leitos, enfermarias, urgência e diversos setores.
Durante a ação, a equipe buscou por meio do entusiasmo dos festejos juninos proporcionar um pouco de alegria e bem estar aos pacientes e seus familiares. A recompensa foi imediatamente revelada através dos sorrisos dos pacientes, das danças dos acompanhantes, dos pedidos para entrada dos músicos nos quartos, além da descoberta de talentos musicais entre os funcionários.
“Com esse tipo de intervenção, reforçamos a importância do espaço lúdico e interativo no enfrentamento da situação de hospitalização. Esse evento veio mostrar o quanto criatividade, música e socialização também compõem o cuidado em saúde”, ressaltou a psicóloga Grace Barros.
Esse foi o primeiro evento organizado pela Equipe Multiprofissional e a proposta é de que seja constituído um Grupo de Trabalho de Humanização para o planejamento e execução de ações comemorativas e socioeducativas no HU/Univasf.
Ascom HU/Univasf




