Saiba os cuidados básicos que você deve ter com a pele antes, durante e depois da atividade física

A lista de benefícios associados à prática de atividades físicas é tão extensa que inclui desde alterações nos níveis de colesterol até melhorias no relacionamento a dois. Mas você já parou para pensar nas implicações do exercício para a saúde e a aparência da pele? Pois é, o maior órgão do corpo humano é também um dos que mais sofre com a rotina de malhação, justamente porque as pessoas costumam negligenciá-lo e focar apenas nos objetivos de emagrecimento, ganho de massa muscular e condicionamento físico.

A exposição a fatores externos, como o calor, o vento e a radiação solar, durante a prática de uma atividade ao ar livre, assim como o atrito provocado pelos movimentos repetitivos são apenas alguns dos fatores que podem desencadear irritações na pele. “Roupas inadequadas, uso incorreto de protetor solar, a demora para retirar a roupa, cabelo solto e má ingestão de líquidos são os principais erros que as pessoas cometem antes, durante e depois da atividade física e que podem provocar assaduras, micoses, dermatites, coceira e manchas”, alerta a dermatologista Dra. Renata Roxo. Quer ficar em forma sem descuidar da pele? Confira aluns cuidados básicos que você precisa ter antes, durante e depois do exercício:

Bloquear a ação de agentes externos

Prevenir é melhor do que remediar! Por isso, o primeiro passo para evitar o aparecimento de lesões cutâneas é se proteger dos agentes do meio ambiente, principalmente, da exposição à luz solar. “Usar equipamentos de proteção individual como viseiras, bonés, de preferência, com aba longa e proteção UV, protetores solares específicos para a atividade física e protetores labiais é fundamental”, recomenda a dermatologista Dra. Fernanda Tassara.

Quem pratica esportes, por exemplo, também está sujeito a quedas e impactos decorrentes do contato com vegetações, animais e fenômenos climáticos e geográficos, de forma que é necessário escolher uma roupa adequada ao tipo de esporte e ao clima a que se estará exposto. “Alguns exemplos de alterações cutâneas relacionadas à prática esportiva são lesões por atrito como calos e bolhas, lesões decorrentes da exposição solar sem proteção adequada como queimaduras e, a longo prazo, envelhecimento cutâneo e câncer de pele, assaduras, pelos encravados, micoses nos pés e virilha, hematomas e unha encravada”, destaca o dermatologista Dr. Rodrigo Pirmez.

Ter cuidado ao escolher o equipamento e vestuário

Irritações no tórax, nas costas, nas coxas e nas demais áreas que entram em atrito com as roupas de treino são alguns dos problemas de pele mais comuns. A preocupação com a escolha da roupa para malhar, portanto, deve ir além da vaidade: prefira o algodão e outros tecidos naturais com ventilação e que não retenham o calor, pois os materiais sintéticos tendem a irritar a pele. “O ideal para evitar o atrito de pele com pele é colocar um shortinho justo por debaixo do shorts”, indica a dermatologista Samantha Enande. E não se esqueça dos pés! Sapatos pouco confortáveis, de má qualidade e não adequados ao tipo de pisada podem ser a causa das famosas bolhas e até de queimaduras.

Além de meias, adesivos específicos para áreas de maior atrito e hidratantes, a vaselina também é uma aliada na prevenção, na lubrificação da região e no processo de cicatrização de escoriações. “Atualmente existem bastões hidratante específicos para o uso dos corredores, que a pessoa aplica favorecendo o deslizamento e evitando a irritação local”, explica a Dra. Fernanda Tassara. O contato com aparelhos nas academias, por exemplo, também viabiliza a transmissão de micoses que, com a fricção, podem evoluir para queimaduras e dermatites, caso o paciente seja alérgico a materiais como o couro ou plástico. Na dúvida, indica a Dra. Renata Roxo, invista em luvas de malhação e limpe sempre os aparelhos com álcool.

Lábios ressecados e rachados não são exclusividade do frio. Atividades caracterizadas pela alta perda de líquido, como Muay Thai ou Boxe, por exemplo, tendem a deixá-los com o aspecto mais áspero, segundo a dermatologista Dra. Vanessa Metz. “É essencial se proteger durante e após a atividade física, aplicando a vaselina diretamente nos lábios, além de beber bastante água para hidratar o organismo”, afirma a especialista.

E não esqueça do filtro solar!
 Mesmo nos dias nublados, quando a luminosidade é menor, a luz consegue atravessar as nuvens e se refletir no ambiente, de modo que o protetor deve ser aplicado em todas as áreas do corpo expostas ao sol, como mãos, braços e colo. “Como os raios solares são fator de risco para o câncer de pele, além de acelerarem o envelhecimento, o uso do filtro solar deve ser um hábito diário”, diz a médica dermatologista Christiana Blattner.

Não usar maquiagem ou perfume durante o exercício

Deixe a vaidade de lado e pratique exercício de cara limpa! É unanimidade entre os dermatologistas que utilizar maquiagem no rosto pode entupir os poros, dificultando a transpiração da pele e favorecendo o aparecimento de espinhas e inflamações. “A reação entre os compostos dos cosméticos com o suor produzido durante a atividade física e a exposição à luz solar pode gerar substâncias nocivas à pele, precipitando o aparecimento de alergias, irritações e até mesmo queimaduras“, explica a Dra. Fernanda Tassara. Lembre-se sempre de remover a maquiagem com lenços umedecidos e, se possível, faça uma lavagem mais profunda com um sabonete adequado para o seu tipo de pele.

Já o uso de perfumes, embora não interditado, não é recomendado. Para quem é alérgico, a aplicação do produto diretamente sobre a pele pode potencializar a irritação, pois o exercício promove a vasodilatação. “Se a pessoa estiver correndo exposta ao sol e liberando o suor, o perfume pode até manchar a pele, pois não se sabe que componentes tem”, alerta Samantha Enande. Uma dica para quem não consegue ficar sem é aplicar o perfume sobre a roupa!

Se exercitar de cara limpa e hidratar a pele após a atividade física são cuidados básicos (Foto: Reprodução / Getty Images)

Hidratar, limpar e esfoliar após a atividade

Os cuidados pós-treinos com a pele merecem tanta atenção quanto as medidas de prevenção. Demorar para tirar a roupa molhada de suor e tomar banho é um dos hábitos mais negativos para quem quer manter a pele saudável após a atividade física, pois o suor é ácido e pode agravar alguns estados. “Uma vez que a barreira cutânea foi rompida nessas áreas de alergia e inflamações, a pele fica muito frágil e suscetível à diferença de pH do suor, que pode atuar como um agente agressor, piorando as lesões”, explica a Dra. Fernanda Tassara. Remover os odores e as impurezas provocados pela transpiração, portanto, contribui para evitar a coceira, a vermelhidão e o aparecimento de micoses. Não se esqueça de manter sempre seco os espaços entre os dedos e entre as unhas!

Na hora do banho, vale utilizar xampu neutro ou anti-resíduos e sabonete infantil, de glicerina ou para pele sensíveis, além de óleos de banho que produzem espuma e precisam de enxague. Mas os cuidados para manter a pele limpa e saudável não devem parar por aí. Depois de sair do chuveiro, borrifar água termal pode ajudar a inibir coceiras e irritações, além de refrescar e nutrir a cútis. A Dra. Christiana Blattner também destaca a importância de investir em cremes hidratantes adequados para cada tipo de pele para mantê-la sempre hidratada e macia. “As pessoas com pele seca precisam usar produtos que auxiliem na hidratação, como cremes com propriedades emolientes. Já as pessoas com pele mista e oleosa devem retirar o excesso de oleosidade da pele e usar produtos que não a deixem engordurada.”

Retirar o filtro solar adequadamente após a atividade física também deve ser uma prioridade. “Esse é o antídoto para evitar a acne, Os filtros para esporte costumam ser mais oleosos, já que devem ter boa aderência na pele e a retirada somente com sabonete é sempre ineficaz. O ideal é retirar com demaquilante e, em seguida, lavar com sabonete adequado para o tipo de pele do paciente“, garante a Dra. Fernanda Tassara.

Deixar o cabelo preso!

É a hora de deixar a vaidade de lado e optar por um bom e eficiente rabo de cavalo. Além do incômodo do cabelo caindo no rosto durante a atividade física, os fios soltos também podem piorar o quadro de dermatites e outras irritações provocadas pelo atrito entre o corpo e os aparelhos. “As dermatites podem ser evitadas com tratamentos indicados por um dermatologista e é muito importante tratar qualquer alteração cutânea no início do aparecimento do quadro para evitar complicações, como infecções por exemplo”, afirma a Dra. Renata Roxo.

Fonte: GNT Bem Estar

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More