SAAE

Dentro da programação de aniversário dos 137 anos de Juazeiro, a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com o DNOCS, entregou na última sexta-feira (10) mais um poço tubular na comunidade de Tanque Novo dos Gomes, distrito de Pinhões. O poço foi emenda do deputado federal José Carlos Araújo e do vereador Damião Medrado.
A vazão é de 7.500 litro/hora, e irá atender uma média de 100 famílias e cerca de 10 mil animais. “Já passamos por tantas dificuldades, a exemplo de quando a barragem secou. Precisávamos cavar para ver se encontrávamos água para dar aos animais e para nossa sobrevivência. Com a chegada desse poço, muda a realidade de todos que vivem aqui”, agradeceu o presidente da associação de moradores de Tanque Novo dos Gomes, Robson da Costa Oliveira.
O presidente do legislativo municipal, vereador Damião Medrado agradeceu a emenda do deputado José Carlos e destacou algumas das ações realizadas pela administração municipal em defesa do homem do campo como a recuperação de mais de mil quilômetros de estradas vicinais, escolas climatizadas, entre outras. “O governo municipal está de parabéns também por se preocupar em levar água tratada para o interior. Isso tem mudado a realidade de todos que vivem na zona rural”, disse Damião.
O diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, lembrou que graças as parcerias, tanto estadual como federal, a autarquia tem levado água a todo interior de Juazeiro. “Já perfuramos 70 poços, construímos 15 sistemas de abastecimento de água com 423 km de tubulação, instalamos moto-bombas em pequenos sistemas simplificados, entre outras ações estruturantes que fixa o homem do campo em suas terras”, informou Neto.
O prefeito Isaac Carvalho agradeceu o esforço dos funcionários do SAAE que tem trabalhado para melhorar o abastecimento de água no interior do município e relembrou que se tivesse existido o comprometimento maior de gestões passadas, o trabalhador rural teria melhores alternativas para sua produção e consumo d’água. “Quando iniciamos o governo a maior preocupação era o abastecimento na sede e no interior. Resolvemos esse grande problema na cidade e hoje podemos afirmar que grande parte do interior já vive abastecida com água do São Francisco e com poços perfurados para auxiliar o agricultor na criação dos animais. Até o nosso último dia de governo vamos trabalhar para minimizar ainda mais os efeitos da seca”, garantiu Isaac.
Participaram da inauguração o diretor do DNOCS Bahia, Josafá Marinho, o gerente da EBDA, Osvaldo Lopes, o deputado estadual, Zó, o vereador, Eduardo Lopes, os secretários Jorge Cerqueira (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Paulo Bonfim (Governo), Edvan Gonçalves (Finanças), além de funcionários da autarquia e moradores da comunidade.




