Além da Assistência à Saúde materno/infantil, o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), também desenvolve atividades na área de Ensino e Pesquisa. O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, unidade gestora do HDM, estimula continuamente seus profissionais para a realização de cursos de Pós-Graduação Strictu Senso, em especial o Mestrado.
Recentemente, uma médica, do quadro da instituição, defendeu sua tese de mestrado realizada no IMIP – Recife. A médica, Renata Teixeira, realizou seu curso na temática voltada para Educação para o Ensino na Área de Saúde, onde avaliou o feedback fornecido aos estudantes do internato médico da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) ao final do Miniexercício Clínico Avaliativo (MINI-CEX) no primeiro semestre de 2014.
“O trabalho foi de grande relevância, uma vez que o MINI-CEX é o instrumento de avaliação de competências mais utilizado na prática, e o feedback fornecido ao final dessa avaliação, representa a parte mais importante desse instrumento. O feedback traz o caráter formativo da avaliação, ou seja, promover aprendizado através da avaliação. Conhecer como o feedback tem sido dado, proporciona comparar o apresentado com o preconizado, e a partir desses dados propor medidas para aumentar o impacto formativo da avaliação”, ressalta Renata Teixeira.
Segundo a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, a atividade de ensino e pesquisa desenvolvida no HDM contribui para a formação de mestres na região. “Considerando que o ensino e a pesquisa qualificam a assistência, é muito importante a presença de ambos nas Unidades de Saúde, como forma de garantir um atendimento de qualidade, baseado em evidências científicas”, diz.
“Sem dúvida a presença das atividades de Ensino desenvolvidas no HDM proporciona aos profissionais a buscarem uma qualificação para melhor atender a esta demanda. Atualmente, o hospital possui 13 mestres, dois mestrandos e um doutorando”, pontua a diretora.
Fonte: ASCOM IMIP/Dom Malan