SESP
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou esta semana às obras de revitalização da Praça João Medrado no bairro Dom José Rodrigues, local da segunda Praça da Ciência de Juazeiro. Na Praça da Avenida Flaviano Guimarães, área da primeira praça, as obras continuam. A secretaria aguarda para a primeira quinzena de agosto a chegada dos equipamentos.
O equipamento integra o projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI) em parceria com o Banco do Brasil, de implantar 40 praças em municípios baianos, com instalações ludo-científicas. Como contrapartida o município oferece infraestrutura e espaços onde serão instalados os brinquedos educativos, prioritariamente em praças públicas escolhidas pela Prefeitura.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, o piso da Praça João Medrado, está recebendo manutenção, onde irá garantir mais acessibilidade e urbanismo. Além da pintura de todo espaço, serão colocados bancos. A SESP também vai trabalhar no paisagismo do logradouro, executando serviços de poda, além de melhorias nos canteiros.
O convênio que garante as duas Praças da Ciência para a cidade foi viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT), e assinado pelo prefeito Isaac Carvalho. O secretáriodestacou ainda a importância da Praça da Ciência para a comunidade. “A ciência passará do âmbito da curiosidade para o cotidiano das pessoas. Os estudantes, por exemplo, poderão aproveitar o espaço para colocar em prática o que aprendem em sala de aula”, explicou Fernando.
O projeto da praça tem o intuito de incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Conchas acústicas; Bicicleta Geradora; Harpa de Tubos; Alavanca; Gangorra de braços diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes e Basquete giratório.