SEDUC
Os 50 convocados na 7ª chamada do Concurso Público da Educação, realizado em 2011, tomaram posse em suas funções nesta terça-feira, 25 de agosto, na Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro. Na oportunidade, eles também realizaram a entrega dos documentos solicitados e a inspeção médica.
No turno da manhã os 25 novos Secretários Escolares se apresentaram e foram recebidos pelo gestor da pasta da Educação e Esportes, Clériston Andrade, e pela Superintendente de Administração e Gestão de Pessoas, Mary Adriana Evangelista. À tarde foi a vez dos 25 Professores.
Michel de Sousa Carvalho faz parte dos novos convocados para Secretário Escolar. Ele estava trabalhando por contrato no Estado e acredita que a posse para a nova função acontece no momento certo. “Agora vou ter estabilidade, pois serei efetivo. Eu sou Professor e ainda fica melhor, pois irei trabalhar na minha área. O concurso é importante porque entram pessoas qualificadas e comprometidas com a área em que irão atuar e só tem a somar. A expectativa agora é de poder ajudar e contribuir ainda mais para o crescimento da Educação”, afirmou.
Para Natanael Pereira Barros, mais novo convocado para Professor de Educação Física, as expectativas são as melhores possíveis. “Se efetivar no quadro municipal justamente quando Juazeiro vem dando um salto qualitativo enorme com o avanço nas estruturas físicas, no resultado do IDEB, que ficou entre os melhores da Bahia, nos deixa muito feliz. A gente entra no espaço que só vem evoluindo e tudo o que mais se quer é poder contribuir ainda mais”, conclui.
Concurso Público da Educação Municipal
O concurso foi realizado em 2011 prevendo 392 convocações. Contudo, mais de 700 pessoas já foram chamadas. “Isso se deu em virtude da desistência de alguns e, sobretudo por conta da ampliação da rede, uma vez que de 2009 para cá nós já inauguramos 15 novas creches, o que demandou a contratação de novos profissionais e tivemos que prorrogar o prazo de vigência do concurso”, explica Clériston Andrade.
O concurso ainda traz ganhos substanciais para a Rede, segundo o secretário. “Traz o ganho da estabilidade na Rede, para que ao final de cada ano a gente não perca profissionais que estavam com contratos temporários. A gente ganha em todos os aspectos. Tínhamos cerca de 40% dos profissionais contratados e já reduzimos para 15%, obtendo uma maioria de profissionais efetivos”, ressalta.
De acordo com a Superintendente de Administração e Gestão de Pessoas, a convocação será realizada sempre que houver vagas, pois essa é a determinação do Prefeito Isaac. “A partir de amanhã eles já estarão em efetivo exercício da função e no dia 28 receberão formação na EFEJ. Havendo outras vagas remanescentes já agora, nós abriremos outra chamada em outubro ou novembro, pois a data para a vigência do concurso é até dia 23 de dezembro deste ano”, explica Mary.