Por Emaísa Lima
A festa, para os católicos, em celebração a Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade baiana de Juazeiro e de sua diocese, se iniciará no próximo domingo (30) e irá até terça-feira (08/09). Até lá, foi na manhã desta quarta-feira (26), no Espaço Brasinha, que aconteceu a coletiva do lançamento do Novenário e Festa de Nossa Senhora das Grotas – 2015. Na oportunidade foram apresentadas as propostas e novidades para a Festa deste ano.
O Bispo da Diocese, Dom José Geraldo da Cruz comenta sobre a realização, deste evento para comunidade católica. “[sic] Uma delas é que aja uma participação, não só em número, que todo ano aumenta, mas em qualidade, ou seja, que as pessoas usem este tempo para orarem, para se encontrarem [sic] que a nossa fé alimente a qualidade de nossa vida [sic] Se nós conseguimos transmitir a noção de paz, noções de convivência, de fraternidade, não só noção, mais experiência vivenciada em família, eu acho que nós já fizemos uma vantagem imensa, pois este é o objetivo real e a grande expectativa é de que isto aconteça, de que o pessoal não volte apenas da ‘festa bonita’, mas que volte revigorado, reanimado, reconfortado.”
O tema escolhido para este ano foi “Eu vim para servir (Marcos 10,45)” e todo o novenário será celebrado na Catedral. Neste ano será incluído a celebração, de 309 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora das Grotas, no Rio São Francisco, e também pelos 175 de Fundação da Paróquia Nossa Senhora das Grotas.
Já o Vigário Geral Diocesano, Pe. Josemar Mota da Silva, explica um dos objetivos do evento“ [sic] um momento de retiro espiritual, de catequese, de oração, de ação de graças a Deus, em torno de nossa querida padroeira. Então a festa de nossa padroeira é um momento oportuno para ouvirmos as palavras de Deus e nos deixarmos sermos questionados por estas palavras e é justamente isto que nós queremos”.
Perspectiva
Coube ao Vigário, Pe. Izael Brito nos dizer de como está a perspectiva para o novenário. “A expectativa é de que aumente cada vez mais o número de participação dos nossos fiéis. [sic] E também é um momento oportuno, os fiéis recebem uma catequese, já que nós recebemos a presença de vários bispos e de padres de fora, daí o pessoal os ouve com mais tranquilidade e mais ansiosidade. [sic] É um momento assim de dizer, aquilo que o Papa Francisco sempre nos diz, ‘É um momento de alegria e de acolhimento’.”
Aos que irão participar das celebrações religiosas, das missas solenes, estas irão acontecer durante todos os dias do festejo, com início às 19h30, na Catedral. E no mês de setembro, em especial, na terça-feira (07), será a carreata de envio da imagem de Nossa Senhora Rainha das Grotas, com destino à Igreja Santa Luzia- já que na quarta-feira (08), a procissão sairá desta localidade- no bairro Lomanto Júnior. Já às 21h, na Praça da Catedral, o cantor e sanfoneiro, Targino Gondim, lançará seu novo disco, ‘Canções Divinas’
É preciso salientar que todas as celebrações serão temáticas e terão a participação das comunidades da Paróquia N. Srª. Das Grotas-Catedral, presença das Paróquias: São Cosme e São Damião, Santo Antônio, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima, Santo Afonso e Nossa Senhora Aparecida. Como também, contará com as Pastorais: Familiar, Sociais, Dízimo, Movimentos Marianos e Confrarias; e o Setor Juventude. Além das Comunidades Católicas: Shalom, Mãe Imaculada e Renovação Carismática Católica.
Durante a coletiva foi dito que uma das novidades é que as celebrações, serão transmitidas pela internet, por meio do canal “Diocese de Juazeiro”, no YouTube, intitulado ‘Novenário de Nossa Senhora das Grotas’. Quem quiser acompanhar ainda poderá ficar atento ao site (http://diocesejuazeiroba.blogspot.com.br/) e na página ‘Paróquia Nossa Senhora das Grotas e Diocese de Juazeiro’, no Facebook.