Dez anos depois, Nova Orleans ainda sente as ‘feridas’ do Katrina

As bananas e os tomates voltaram ao Distrito 9 de Nova Orleans. Burnell Cotlon, veterano das Forças Armadas e nascido no bairro, abriu há três meses uma mercearia na avenida Caffin, esquina com rua Galvez – a primeira desta área, a mais golpeada na passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, há exatamente dez anos.

Até agora, quem queria comprar uma fruta ou hortaliça precisava se deslocar vários quilômetros, até um hipermercado Wal Mart ou ao centro da cidade. Agora é possível comprá-las na mercearia de Burnell Cotlon.

“Se você não tem carro, precisava pegar três ônibus”, diz. “Quando chegava em casa, o leite já tinha estragado.”

O Distrito 9 Baixo – Lower 9th Ward, em inglês – é o que nos Estados Unidos se conhece como deserto alimentício, um bairro sem supermercados. A saúde se ressente. Nos EUA, a ausência de comida fresca é um dos indicadores mais confiáveis de pobreza.

A inauguração da minúscula loja é um lampejo de esperança no bairro, encaixotado entre o rio Mississippi, o mangue (chamado localmente de bayou) e um canal. Os diques cederam, e a água destruiu as casas. Cerca de 1.000 pessoas morreram em Nova Orleans, e em nenhum bairro da cidade houve tantas mortes quanto aqui.

O desastre alagou 80% da cidade. As imagens mais dolorosas, as que revelaram ao resto do mundo o abandono dos bairros negros neste país, procediam daqui. Cotlon, de 45 anos, aponta um descampado em frente à sua loja: “Antes do Katrina aqui havia um cinema”.

“E tudo isto”, continua, indicando para a esquerda, “eram casas. E hoje é só mato”.

Nesta quinta-feira, o presidente Barack Obama viaja a Nova Orleans para lembrar o 10º. aniversário do Katrina. Para cada casa construída há quatro ou cinco espaços vazios. Em alguns momentos parece mais uma zona rural do que uma das grandes cidades norte-americanas. A maior parte de Nova Orleans prosperou depois do furacão. No Distrito 9, a cicatriz continua aberta.

A rua Galvez desemboca em um muro de cimento. Cerca de cem pessoas participam de uma reunião de moradores para descerrar uma placa que recorda que aqui, às 7h45 (hora local) de 29 de agosto de 2005, o paredão se rompeu. A ruptura deste e de outros diques de Nova Orleans, por causa de deficiências na construção – e não o furacão Katrina em si – provocou a catástrofe. A frase se repete nas conversas: “Não foi uma catástrofe natural, e sim humana”.

Depois do furacão, o Distrito 9 recuperou apenas 37% da população anterior; 98% dos habitantes são negros. É difícil ver um branco no bairro, mas na reunião em frente ao dique há negros e brancos. Um poeta local, Chuck Perkins, recita versos que recorda como, depois do Katrina, muitos condenavam a cidade a um declínio incontrolável. “Gritamos ao coveiro / espere antes de jogar terra / porque ainda não estamos mortos”, recita Perkins.

Depois, Al Carnival Time Johnson, figura da música local e morador do bairro até o Katrina, se senta ao piano, com uma coroa de rei na cabeça, e canta seu Lower 9th Ward Blues. “Agora já não sei aonde ir, / porque minha casa não está mais lá”, canta.

Todo mundo aqui conserva sua lembrança daqueles dias. Seu próprio blues.

Doris Hicks é a diretora da Escola Martin Luther King, que fica no bairro. Uma mãe-coragem que galvanizou pais e moradores para reconstruírem a escola depois do furacão. “Perdemos 30 alunos e familiares próximos”, diz. Uma década se passou, e o Katrina já é material para os livros de história e as placas comemorativas.

Para os estudantes, não é passado. Porque pode se repetir. E porque a paisagem que lhes rodeia traz as lembranças. A paisagem física: as casas que faltam. E emocional: os familiares falecidos e os que partiram de Nova Orleans para não voltarem mais. “É preciso ir com cuidado – traz más recordações para eles”, diz Keith Theyard, professor de Geografia e História. “Alguns desses garotos ficaram ilhados nos telhados de suas casas, na via elevada, no Superdome”, o ginásio esportivo onde milhares de pessoas se refugiaram em condições insalubres.

Os alunos de Joyce Chapital, professora de língua e literatura, vão à lousa para ler suas redações sobre o Katrina. Eles têm 15 ou 16 anos, mais de meia vida com o furacão nas costas. No sala de aula pré-fabricada, Miss Chapital pede voluntários.

“Eu realmente não tive muito medo nem me preocupei com o furacão Katrina, porque era pequena e alheia ao que estava acontecendo”, lê Jayla Brown.

“Acho que naquele momento não pensei muito no impacto do furacão”, lê Destyni Green. “Lembro que subimos no carro com meu pai, minha avó, minha madrasta e meu irmão. Saíamos rápido de Nova Orleans. Na minha opinião, a viagem foi rápida. Levaram a gente para Destin, na Flórida, onde então comecei uma nova vida. Quando chegamos a Destin moramos no Hotel Wingate. Minha família e eu moramos ali durante um tempo. No hotel, soube pelas notícias que Nova Orleans estava alagada. Recordo vividamente a escola Martin Luther King sob as águas, com pessoas no telhado.”

Uma das últimas voluntárias é Dyneisha Longmire. “Dez anos depois do Katrina, todo mundo continua falando nisso. Entendo que o Katrina afetou muita gente e que foi uma perda para a cidade, mas depois de 10 anos acredito que é hora de olhar para frente”, diz. “Quanto mais falarmos disso, mais doerá.”

Fonte: MSN Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

post-image

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou no sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC).

A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026.

O comitê foi criado em 2005, com a participação do Brasil, a fim de coordenar esforços internacionais para a promoção da paz sustentável e duradoura.

Neste ano, o Brasil ocupou a presidência do colegiado e defendeu o fortalecimento do órgão para prevenção de conflitos internacionais e a consolidação da paz em 2025.

O Brasil participa das atividades do comitê de forma ininterrupta desde 2010.

Fonte: Agência Brasil

Read More
Política Relevantes

Congresso promulga emenda à Constituição para cortar gastos do governo

post-image

O Congresso Nacional promulgou hoje (20) a Emenda Constitucional 135/24, que trata do pacote fiscal de corte de gastos do governo. A emenda é oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24 e fez alterações em receitas obrigatórias e prorrogou a Desvinculação de Receitas da União (DRU). As medidas visam melhorar o equilíbrio fiscal do governo federal.

Entre as alterações estão as que possibilitam mudanças no teto dos salários do funcionalismo público, nas regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do abono salarial, da política de reajuste do salário mínimo, regras com limites para a concessão e ampliação de benefícios tributários e limitação do crescimento de despesas vinculadas ao arcabouço fiscal.

Ao promulgar a emenda, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o objetivo da alteração na Constituição é preservar…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo Rodrigues antecipa cota do ICMS às prefeituras após pedido da UPB

post-image

Diante do pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (19), a antecipação da data dos repasses das cotas do ICMS e do FUNDEB às prefeituras. A autorização do chefe do Executivo baiano à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fará com que os recursos da última cota do mês de dezembro sejam creditados ainda no exercício financeiro de 2024, ajudando os gestores a utilizarem os recursos para o pagamento de despesas dentro do mandato. O repasse ocorrerá na segunda-feira, 30 de dezembro, considerando que o dia 31 é feriado bancário.

“Esse é um gesto que o governo faz conosco há alguns anos e agora se torna mais importante ainda por conta do encerramento dos mandatos. Os prefeitos e prefeitas agradecem a parceria e sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues, que nos dá esse…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Em entrevista, Miguel Coelho fala da intenção se candidatar ao Senado em 2026

post-image

Nesta terça-feira (17), em entrevista ao programa Nossa Voz, na Grande Rio FM, Miguel Coelho confirmou sua intenção de se candidatar ao Senado em 2026 pelo União Brasil.

Durante a conversa, o ex-prefeito de Petrolina compartilhou suas perspectivas políticas e comentou sobre a reestruturação do partido no Estado.

“Hoje me coloco como pré-candidato ao Senado porque é o que almejo, é o que eu desejo agora. Se lá na frente se isso não for possível, existem outros cenários que podem ser colocados. O União Brasil não tem só o meu nome. Fernandinho, Mendonça e outros prefeitos do União também poderiam estar nessa posição, só que ainda acho que é cedo para fazer essa reflexão”, afirmou Miguel Coelho.

Sobre a possibilidade de ser vice-prefeito de João Campos – prefeito de Recife, caso não ocorra senado…

Read More
Política Relevantes

Operação Overclean: Esquema criminoso em Campo Formoso fraudava licitações em contratos superfaturados

post-image

No centro das investigações da Operação Overclean, a Allpha Pavimentações em Campo Formoso, no norte da Bahia, estava envolvida em um esquema de fraude de licitações no município baiano.

As informações foram apuradas no inquérito da Polícia Federal, acessado com exclusividade pelo Bahia Notícias

Os personagens centrais desse esquema são o ex-secretário de governo, Francisco Manoel do Nascimento Neto – vereador eleito da cidade e primo do deputado federal Elmar Nascimento – e o pregoeiro de processo licitatório Márcio Freitas dos Santos. Segundo as investigações, os dois eram responsáveis por fraudar e direcionar licitações, garantindo contratos superfaturados para a empresa e gerando vantagens indevidas para os envolvidos. 

Francisco era o facilitador administrativo, adulterando os processos licitatórios para beneficiar a Allpha. Ele era responsável por ajustar editais para favorecer a empresa e ainda inabilitava entidades…

Read More
Política Relevantes

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

post-image

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou às 12h22 de domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira  (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar…

Read More
Política Relevantes

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico

post-image

Em boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Sírio Libanês, foi informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem.

De acordo com as informações, Lula segue em cuidados semi-intensivos e continua lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. A alta está prevista para a semana que vem.

Ontem (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

Na quinta-feira (12), pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos.

Hematoma

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça,…

Read More
Política Relevantes

Polícia Federal prende Braga Netto

post-image

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, na livre produção de prova durante a instrução do processo penal. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros…

Read More