SESAU
Cerca de 30 pacientes foram atendidos na tarde da última sexta-feira (28) na Unidade Básica de Saúde do bairro São Geraldo em mais um Mutirão de Especialidades do município, dessa vez, na área de Dermatologia.
A Agente Comunitária de Saúde, Márcia Silva, de 31 anos, foi uma dessas pacientes e esteve na consulta para saber sobre umas espinhas que apareceram nas costas e a causa constante da queda de cabelo. “Fui muito bem atendida. Esses mutirões estão sendo maravilhosos para a comunidade. Já saí daqui com o tratamento adequado”, conta Márcia.
De acordo com a superintendente de Atenção Básica, Simone Freire, um dos principais objetivos dos mutirões é reduzir o número de pacientes na fila de espera. “Nosso objetivo é reduzir ainda mais as filas de espera nas especialidades. Com esse mutirão de dermatologia, foi sanada toda demanda reprimida dessa especialidade na comunidade”, disse.
Segundo a dermatologista Jaqueline Tanuri, a intenção é, principalmente, identificar doenças de pele em fase precoce. “Muitas vezes as pessoas descobrem doenças tardiamente. Em outros casos, elas até têm o diagnóstico do problema, mas acabam não fazendo o tratamento. Queremos combater isso”, explica a médica.
Durante o mutirão, os pacientes tiveram a avaliação clínica de doenças como manchas, acne, micoses, foliculite, urticária, dermatite seborreica, vitiligo, psoríase e câncer de pele.
Encaminhada para a dermatologista, a aposentada Angelita Silva, 68 anos, do bairro João Paulo II, também foi consultada durante o mutirão. “Faço tratamento de Lúpus, vim me consultar com a dermatologista para avaliar melhor meu quadro”.