
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu um novo conjunto de veículos composto por sete pick-ups, um micro-ônibus e um ônibus. Os novos veículos irão complementar a frota da instituição. O ônibus e o micro-ônibus possuem adaptações que garantem a acessibilidade, como plataforma elevatória e espaços adequados para cadeirantes.
O investimento para aquisição dos novos itens foi de R$ 1,7 milhão e foi realizado com recursos do ano de 2014. Os veículos estão disponíveis para uso da comunidade acadêmica a partir deste mês. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raimundo Cordeiro Neto, informa que eles foram recebidos inicialmente no ano passado. No entanto, alguns itens técnicos tiveram que ser ajustados pelas empresas fornecedoras. Além disso, também foi necessária a contratação de seguro para todos eles antes de serem disponibilizados para a comunidade.
De acordo com o pró-reitor, alguns veículos da frota da instituição já se tornaram antieconômicos devido ao tempo de uso. Por isso, a Universidade estuda a melhor forma de se desfazer de alguns destes itens mais antigos que esteja em conformidade com a legislação. “Nosso objetivo é evitar um aumento significativo com o custeio da frota da instituição, sobretudo em um momento de restrição orçamentária”, afirma.
Cordeiro ressalta que, por ser uma instituição multicampi, o deslocamento de servidores da Univasf entre os seis campi ocorre com certa frequência, o que demanda veículos em boas condições de uso. Os veículos também realizam o transporte de servidores e estudantes em atividades acadêmicas e administrativas realizadas em todo o território nacional, a exemplo de treinamentos, congressos e seminários, entre outros. “Pelo fato da nossa atividade exigir deslocamentos para várias localidades distantes geograficamente é necessário um aumento da frota, especialmente com veículos que possam proporcionar o transporte de nossos servidores e alunos com segurança e qualidade”, diz o pró-reitor.
Proex – Uma das pick-ups foi adquirida com recursos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) através do projeto intitulado “Inovando Práticas, Transformando Vidas”, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente. O projeto capacita agentes de educação ambiental em 17 municípios do Vale do São Francisco, na Bahia e em Pernambuco. Os recursos para aquisição do veículo foram captados pela Univasf junto ao Ministério do Meio Ambiente.




