A Prefeitura de Petrolina avança nas articulações que envolvem o G20 Semiárido, Grupo idealizado e implementado pelo prefeito, Julio Lossio. Nesta terça-feira (8) o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina e coordenador técnico do G20, Geraldo Junior, foi recepcionado, em Recife, pelo gerente regional do Ministério de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, para discutir como a pasta pode ser parceria do Grupo, no fomento a pesquisa aplicada e produção e disseminação de conhecimento científico.
O encontro foi norteado por dois eixos de discussão, um primeiro que tratou sobre os investimentos em educação, formação profissional e pesquisa aplicada e um segundo, que abordou a possibilidade de realização de um evento que reúna as Instituições de Ensino Superior do Semiárido. Geraldo Junior destacou a necessidade de descentralizar os investimentos em pesquisa, concentrados em regiões mais ricas do país, e democratizar, ainda mais, o acesso ao conhecimento, que pode resultar em ações aplicadas ao desenvolvimento regional.
Em um segundo momento, Geraldo discutiu com José Bertotti a criação de um evento que possa reunir Universidade federais e estaduais, Centros Tecnológicos e Fundações de amparo a pesquisas, em um debate que discuta os espaços territoriais que estão localizadas as instituições e de que forma o conhecimento científico pode atuar no melhoramento de suas realidades regionais.
Geraldo Junior avaliou de forma positiva a reunião e se diz otimista sobre a realização dos projetos postos em pauta. “Foi um encontro proveitoso e senti um clima propício e favorável tanto ao G20 quanto a realização do evento com as instituições”, destaca. Durante o encontro, o gerente regional do Ministério de Ciência e Tecnologia confirmou sua presença no I Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro em Petrolina.
ASCOM PMP