SESAU
Enfermeiros da rede da Atenção Básica de Juazeiro participaram na tarde desta terça e quarta-feira (15 e 16), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de um encontro com profissionais da Maternidade Municipal para discutir a assistência adequada ao Pré-natal para gestantes do município.
O encontro foi ministrado pela Ginecologista e Obstetra da Maternidade de Juazeiro, Renata Teixeira, objetivando a qualificação dos serviços oferecidos aos usuários, de forma adequada e satisfatória pelos profissionais.
“É nosso dever como profissional de saúde acolher essas gestantes e fazer um pré natal com qualidade e humanizado, orientando no que for preciso”, ressaltou a enfermeira da unidade de saúde do Mandacaru II, Aline Costa
O apoiador da atenção básica, Thiago Sena considerou o encontro importante. “É um momento em que se discute ações de melhorias do desempenho da equipe de enfermagem da nossa rede, com o objetivo de um melhor atendimento”, frisou.
Desde a inauguração em 2010, a Maternidade Municipal já realizou mais de 18 mil partos. A unidade atende gestantes encaminhadas de 35 municípios circunvizinhos situados na região de Pernambuco e Bahia, a exemplo de Senhor do Bonfim, Sento Sé, Uauá, Diadema, Jaguarari, Ponto Novo, Curaçá, Bom Jesus da Lapa, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Orocó, Dormentes, Afrânio, Belo Jardim, dentre outras.
A diretora da Maternidade Municipal, Fabíola Ribeiro, ressalta que o dialogo com os profissionais que estão na ponta é fundamental para a garantia de um pré-natal seguro. “A população busca a primeira orientação nos postos de saúde, portanto as equipes devem estar preparadas para atender a comunidade. Os profissionais precisam também ficar atualizados com o novo cartão da gestante, com o manuseio dele e oferecer o melhor atendimento a paciente, em especial as gestantes de primeira viagem e de alto risco”, explicou Fabíola.
Mortalidade Infantil em Juazeiro
De 2008 para 2014, a mortalidade infantil em Juazeiro reduziu – consideravelmente – de 22,9 para 17,4 (dados preliminares) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município. Durante esse período, a queda na mortalidade infantil no município ficou registrada em 38,3%.