Por Emaísa Lima
A segunda-feira (21) será especial para a cidade de Petrolina que é o município do interior do estado de Pernambuco, Região Nordeste do país, distante 712 km a oeste deRecife, capital estadual, pela celebração de seus 120 anos de história.
Como homenagem a este momento, e também, por parabenizar nossa querida urbe, a equipe de reportagem do Diário da Região fez uma enquete, em nossa rede social, para saber: O que Petrolina representa para você?
Confira abaixo e se emocione com os depoimentos:
“Parabenizo a minha amada e querida Petrolina. Quero que todos saibam da Paris de minha juventude, inteira feita de carinho, alegria e festa a quem eu devo as minhas melhores lembranças e agora a quem devo esta adoção espontânea e afetuosa. E eu como o mais novo cidadão petrolinense não poderia deixar de afirmar que este município para mim não é uma cidade qualquer, mas sim, a irmã de Juazeiro, que juntas proporcionam o crescente desenvolvimento: econômico, político, agrícola, e profissional dos seus munícipes. Da mesma forma, é um lugar que me trouxe meu grande amor, fez com que eu crescesse como homem, profissional, médico e jornalista. Parabéns minha querida Petrolina!”, Paganini Nobre Mota, Médico e Diretor-Fundador do Diário da Região.
“Tenho-a em meu coração. Lugar-canção! Cheirinho de terra molhada, umbuzada! Manhãs em flor, Petrolina, menina, barco de amor.”Socorro Lacerda, Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secultpe)
“Para mim em especial que sou petrolinense de pai, mãe e coração, significa Projeto de Vida… Amoooo esta cidade.”Denevalda Marinho, Guarda Municipal de Petrolina.
“Eu gostaria de participar das homenagens para a minha terra linda!Petrolina é além da minha terra natalícia. É raiz profunda, alimentando as veias poéticas do meu viver. Vai além, muito além, de todo o seu progresso. Sua riqueza está na sua gente, no espírito que a move para frente, sem jamais desfazer-se dos ensinamentos do passado, das pessoas que a ajudaram a construir em concretos e palavras. Petrolina é minha inspiração, desde menina, quando brincava em suas praças e hoje as contemplo para escrever meus versinhos de esperança, de saudades e despedidas, de fé e valores, de amores eternos, do passado e do presente. Petrolina, terra de Pedro e Lina, é o amor até de quem nem nasceu aqui!”Jaquelyne Costa, Jornalista e Poetisa.
“Meu berço, minha raiz, meu lugar e onde aprendi o verdadeiro sentido de ser sertaneja. Como cidadã, natural de Petrolina, meu presente nesse aniversário é trabalhar ainda mais para que essa cidade, que acolhe tão bem pessoas de todos os lugares, continue sendo um bom lugar para se viver. Enquanto profissional, dou essa minha contribuição sendo vigilante para que sejam garantidas questões básicas que andam esquecidas, como segurança pública, limpeza, cultura, lazer, educação, saúde, arborização, preservação do meio ambiente, mobilidade urbana e justiça social.Fabíola Moura é Petrolinense e Jornalista.”Fabíola Moura Jornalista e Professora Universitária.
“Petrolina, 120 anos e, cada vez mais, Petrolinda!Uma cidade que para mim representa muito mais que a “terra dos impossíveis” ou a “Califórnia brasileira”! Uma terra boa, fértil, que me apresentou inúmeros desafios e que me proporcionou grandes oportunidades! Além de ter me presenteado com muitos e bons amigos.Viver em Petrolina é ótimo! Fazer parte dela é muito melhor!Parabéns Petrolina e Petrolinenses! e que o seu maior presente seja a certeza de termos cada vez mais pessoas determinadas e comprometidas em mante-la como uma das mais importantes do nordeste brasileiro e do interior do Brasil, a capital da Caatinga!” Julianeli Tolentino Lima, Reitor da Universidade Federal do Vale Do São Francisco.
“Eu e minha família agradecemos a todo o Vale do São Francisco por nos acolher tão bem e nos proporcionar crescimento, estadia e sucesso profissional. A minha querida Petrolina a felicito por seu aniversário e desejo sempre o aumento de seu desenvolvimento e que recebas tão bem teus filhos adotivos.”Emaísa Lima, Jornalista e Social Media.
“Quero parabenizar Petrolina. Quero agradecê-la por ela [Petrolina] ter me acolhido tão bem durante todo este tempo, tanto na parte musical, artística, em geral, quanto na arte da poesia e da comunicação.”Joãozinho Maravilha, Músico e Radialista