Em Assembleia, promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta terça-feira (22), prefeitos de cidades pernambucanas se reuniram para discutir medidas de contenção de despesas e aumento de receitas nas contas públicas dos municípios. Os gestores também deliberaram sobre campanhas de esclarecimento à população, acerca das despesas municipais, e outros atos de conscientização, previstos para acontecer no mês de outubro.
Participando do evento e representando o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o secretário-executivo da Fazenda, Allan Maux, apresentou para os gestores um projeto de apoio para melhorar as contas públicas municipais. De acordo com Maux, a proposta é criar um núcleo de desenvolvimento econômico, no âmbito da AMUPE, com foco na efetiva melhoria das contas públicas municipais. O projeto seria praticado com tributos de competência dos municípios, mais especificamente voltados para tributos como IPTU, ITBI e ISSQN.
As práticas, apresentadas pelo secretário já vem sendo executadas em Petrolina e impactando, positivamente, nas contas do município. Na cidade não houve aumento de carga tributária, mas uma equidade de seu tratamento, redistribuindo renda. A eficiência do setor fazendário da Prefeitura de Petrolina tem alcançados bons resultados, mesmo diante do período de crise econômica.
ASCOM PMP