SEDIS
Nesta terça-feira (22), técnicos, especialistas, pessoas com deficiência, familiares e instituições discutiram diversas temáticas no 2º Seminário do BPC na Escola (Benefício de Prestação Continuada), realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através da Gerência de Diversidade, no auditório da APLB, em Juazeiro.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e coordenador do BPC, Josewilson Batista apresentou o Diagnóstico do Programa no município e as ações realizadas pela equipe técnica. “O Governo Municipal conseguiu avançar muito após a implantação da coordenação do BPC na Gerência de Diversidade da SEDIS. Há dois anos temos profissionais que trabalham especificamente para discutir e pensar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Já realizamos diversas ações junto aos beneficiários e técnicos dos CRAS, do Minha Casa Minha Vida, estudantes da APAE, enfim temos buscado soluções para o cotidiano das pessoas com deficiência”, destacou Josewilson.
“Um programa como o BPC só vem a somar, promovendo a qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência, garantindo-lhes o acesso e permanência na escola por meio de ações articuladas da área de Assistência Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos. A equipe do BPC está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo em nosso município, Juazeiro é um exemplo a ser seguido”, destacou a secretária da SEDIS, Lindsai Amaral.
Representando o prefeito Isaac Carvalho, o vice-prefeito, Francisco Oliveira falou da importância da sensibilidade das pessoas e dos gestores públicos para discutir e buscar soluções para este público. “Juazeiro avança a cada dia, no sentindo de criar condições reais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, são eventos como este que contribuem para a implantação de novas políticas públicas em beneficio destas pessoas. Parabéns a equipe da SEDIS pela realização deste evento”, disse o vice-prefeito.
O palestrante e psicólogo, Irkis Dias da Silva, da Faculdade Adventista da Bahia – FADBA falou sobre os desafios encontrados no dia a dia da pessoa com deficiência dentro da família, da escola, dos grupos sociais, além de destacar o não cumprimento das leis que garantem os direitos dos deficientes. Após a palestra IrKis respondeu a várias perguntas do público presente.
Participaram do evento o vereador Sargento Bastos, a coordenadora do CRAS do município de Sobradinho, Wanderléia dos Reis, Orlando Freire, do Grupo Gestor do BPC, Rosineia Rodrigues, articuladora do Selo Unicef e representantes da Associação dos Deficientes Físicos, da Casa dos Conselhos, Associação dos Deficientes Auditivos, coordenadores dos CRAS, CREAS, Centro Pop, CIAM, professores, deficientes e familiares.