Brasil e Canadá debatem em SP proteína que é alvo para tratamentos contra Alzheimer

Nos dias 7 e 8 de março a cidade de São Paulo será o palco mundial para cientistas que estudam doenças neurodegenerativas

Cerca de 60 cientistas do Hospital A.C.Camargo e de universidades brasileiras e canadenses debaterão nos dias 7 e 8 de março o envolvimento da proteína prion e outras proteínas que quando mal enoveladas podem ser a causa de doenças neurodegenerativas como as doenças por príons, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica. A proteína príon – que atua em funções importantes como na formação da memória, quando alterada ou associada a outras proteínas tóxicas pode levar à morte dos neurônios. Pesquisadores vislumbram abordagens terapêuticas de reverter este quadro com o desenvolvimento de novas drogas

Nos dias 7 e 8 de março a cidade de São Paulo será o palco mundial para cientistas que estudam doenças neurodegenerativas relacionadas à ação de proteínas mal enoveladas entre elas os príons – abreviação de partícula infecciosa proteinácea. A forma normal dos príons está presente em todos os seres humanos e reúne funções que são fundamentais para a boa saúde mental como a formação e a manutenção da memória e a proteção de células nervosas (neurônios). Quando alterada, isto é mal enovelada, torna-se capaz de causar a morte dos neurônios.

Como identificar novos métodos de tratamento que impeçam a ação negativa das formas alteradas da proteína príon e de outras proteínas mal enoveladas é um dos questionamentos de 60 cientistas do Brasil e Canadá a ser feito durante o Brazil-Canada Prion Science Workshop 2012, que acontecerá no Hospital A.C.Camargo, em São Paulo. Além da cientista do A.C.Camargo e coordenadora do evento, Vilma Martins, haverá apresentações de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Universidade de São Paulo (USP), University of British Columbia, National Research Council of Canada, McGill University, University of Western Ontario, University of Alberta e University of Calgary.

Os catorze cientistas que proferirão conferências compõem um grupo de colaboração científica para o estudo de doenças relacionadas aos príons e ao enovelamento de proteínas, que conta com investimentos das agências de fomento à pesquisa: PrioNet e Alberta Prion Research Institute, ambas do Canadá e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Estudos recentes mostraram que uma das doenças que traz a proteína príon como protagonista é o Alzheimer. Bastante comum na população idosa, estima-se, atinge 1 entre 10 pessoas de 65 a 70 anos e aumenta consideravelmente sua incidência para 6 entre 10 idosos a partir dos 90 anos. A atuação da proteína príon no contexto que leva à doença começa com a fragmentação, de forma errada, de uma proteína presente no cérebro, trazendo com ela componentes alterados que, ao se ligarem à proteína príon, promovem toxidade capaz de matar os neurônios. A identificação deste processo, por sua vez, gera a possibilidade de se buscar novas formas de tratamento. “A proteína príon passa a ser um alvo terapêutico, pois ao se reverter este processo evita-se a toxidade”, destaca a cientista Vilma Martins.

A proteína príon está relacionada também a doenças neurodegenerativas raras conhecidas como doenças por príons que podem atingir humanos e também o gado bovino, esta última popularmente conhecida como doença da vaca louca. “Em linhas gerais, isso ocorre devido à alteração da forma normal da proteína prion que gera proteínas infecciosas que passam a se propagar e promover morte neuronal”, aponta Vilma.

Durante o workshop serão discutidos ainda os mecanismos associados a outras doenças neurodegenerativas que também são causadas pelo mal enovelamento de proteínas componentes normais do cérebro humano como a esclerose lateral amiotrófica. Em se tratando de câncer, a proteína príon tem sido objeto de estudo em glioblastomas e tumores colorretais.

Palestrantes

Fernanda De Felic – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Sergio Ferreira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Debora Foguel – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Rafael Linden – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Jerson Silva – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Vilma Martins – Hospital A.C.Camargo

Orestes Forlenza – Universidade de São Paulo (USP)

Neil Cashman – University of British Columbia

Vanya Ewart – National Research Council of Canada

Edward Fon – McGill University

Marco Prado – University of Western Ontario

David Westaway – University of Alberta

David Wishart – University of Alberta

Gerald Zamponi – University of Calgary

Serviço

Brazil–Canada Prion Science Workshop 2012

Realização: Hospital A.C.Camargo, PrioNet Canada, Alberta Solution e FAPESP

Data: 7 e 8 de março de 2012

Horários: 9 às 17h45 (dia 7) e das 9h10 às 14h (dia 8)

Local: Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, Hospital A.C.Camargo.

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo-SP

Inscrições: vmartins@cipe.accamargo.org.br

Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br

Sobre o Hospital A.C.Camargo

– Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2011, o Hospital foi eleito pela terceira vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo e pela segunda vez consecutiva entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More