O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou ao trabalho nesta segunda-feira, 28, na sede da entidade, em Zurique, e anunciou que seguirá no cargo até as eleições, previstas para acontecerem em fevereiro de 2016. Através de um comunicado oficial, divulgado por seus advogados, o mandatário afirmou que não cometeu nenhuma irregularidade.
– O presidente Blatter conversou com funcionários da Fifa e afirmou que continuará a colaborar com as autoridades. Ele afirmou que não fez nada de inapropriado ou ilegal e comunicou que seguirá como presidente – dizia o comunicado, anunciado pelos advogados do suíço.
Blatter voltou a estampar as principais manchetes do mundo, na última sexta-feira, quando a Justiça suíça anunciou a abertura de um processo penal contra o presidente, acusado de gestão criminosa e apropriação indébita.
A abertura do processo está ligado a assinatura de um contrato feito pelo presidente com a Federação de Futebol do Caribe, onde o mandatário teria assinado com acordo desfavorável à Fifa, violando suas obrigações e agindo por interesse próprio.
O presidente da Fifa também é suspeito de realizar um pagamento ilegal para o presidente da Uefa, Michel Platini, por trabalhos realizados entre janeiro de 1999 e junho de 2002. Sobre o caso, o comunicado afirmava:
– Sobre Platini, o presidente Blatter na sexta-feira dividiu com as autoridades suíças o fato de que o senhor Platini teve uma relação laboral valiosa com a Fifa servindo como um conselheiro para o presidente desde 1998. Ele explicou que os pagamentos efetuados foram uma forma de compensação válida.
O próprio presidente da Uefa, Michel Platini, explicou o pagamento efetuado por Blatter, avaliado em R$ 8,1 milhões, realizado em fevereiro de 2011.
– Fui interrogado pelas autoridades suíços para proporcionar informações relativas às investigações da Fifa. Sempre estive aberto a cooperar com os órgãos e autoridades competentes, tanto que cooperei plenamente. Com respeito ao pagamento que me foi feito, quero ressaltar que essa quantia se refere ao trabalho que executei sob contrato com a Fifa. Foi um prazer ter podido esclarecer todas essas questões às autoridades – disse Platini, através de nota divulga à imprensa na última sexta-feira.
Fonte: MSN Notícias