Por Emaísa Lima

Foi divulgada, em uma coletiva de imprensa, realizada naCatedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, na manhã de ontem (30), sobre a participação do município baiano de Juazeiro no projeto de peregrinação Rota 300. O evento que terá início no próximo sábado (03/10), permite que as cidades brasileiras possam receber, uma imagem, réplica, de Nossa Senhora Aparecida, direto do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e realizando peregrinações, vigílias, visitas as famílias dentro de suas localidades.
O bispo diocesano, Dom José Geral da Cruz, falou sobre a importância deste evento para cidade. “[sic] Nós achamos uma oportunidade muito grande de termos perto de nós e conosco, uma imagem, réplica de Nossa Senhora. E que este momento seja para nossa Diocese, um reencontro com a Padroeira Nacional [Nossa Senhora Aparecida] com a valorização das igrejas e capelas com este nome em nossa Diocese”
O Reitor Diocesano, Padre Josemar Mota, comentou sobre a visita que será feita pela réplica à algumas famílias juazeirenses. “[sic] Nós também iremos, em cada paróquia que a receber, organizar a espécie de um sorteio, e as famílias que queiram receber a imagem, devem se inscrever para receber, em sua casa, a imagem que irá, em cada semana, a uma família. ”
Percurso da Imagem
O evento, que contará com a participação e envolvimento de todos os párocos e fiéis católicos, será aberto a toda população do Vale São Francisco. Da mesma forma, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que participa deste projeto de peregrinação, será acolhida pela Capela Maria Gorete [ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)] e em seguida, será levada em procissão, pela Avenida Adolfo Viana, para celebração da missa solene, às 17h, na Catedral.
Após a celebração eucarística, a réplica, em carreata, será levada para o bairro João Paulo II, ficando até a próxima segunda-feira, 12 de outubro, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, para abertura do novenário e festa da padroeira da paróquia.
Como nos conta o Chanceler Diocesano, Vigário da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, Isael Brito, explica a trajetória do evento. “A imagem de Nossa Senhora Aparecida vai chegar em Juazeiro às 17h e o Bispo irá diretamente para a Capela de Santa Maria Gorete, ao lado do INSS. Após a chegada do Bispo, nós sairemos de lá em procissão, pela Avenida Adolfo Viana, até chegar a Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas. Chegando aqui [Catedral de Juazeiro] acontecerá uma missa presidida pelo bispo [Dom José Geraldo] e após isto sairemos em carreata até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Paulo II, onde acontecerá a abertura do novenário de Nossa Senhora Aparecida. ”
É preciso dizer que já a partir do dia 13 a imagem se encontrará na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas para visitação em alguma das paróquias ou do próprio público.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida fica no município até março de 2016.
Rota 300
Para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”.
A celebração dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora é uma iniciativa da coordenação do Santuário Nacional, e do Conselho Pastoral da CNBB (Consep). O projeto, fundamentado no Documento 85, inspirado pelo dinamismo missionário da JMJ e pelas conclusões do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil (2013), se realizará a partir da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelas mãos dos jovens, nas dioceses brasileiras, no período de 2015 a 2017.


