Por Emaísa Lima
É com um olhar clínico, criterioso e detalhista das cenas mais simples do cotidiano dos seres humanos, seja tanto nos municípios do Vale São Francisco, quanto nos países em que a sua arte é exposta, que o artista plástico, Gérson Guerreiro leva, por meio do uso das cores fortes, os registros de cenas do dia a dia, da natureza e dos objetos, em suas telas.
Explicando o que é o cotidiano para ele, em sua visão como artista, que tem influência dos vitrais religiosos e do surrealismo de Miró, Gérson explana. “O cotidiano é o que eu sinto, é que o enxergo, é o que eu percebo da vida. Então, ‘tá’ ao mesmo tempo na complexidade e na simplicidade das coisas. ”
No que concerne a sua região, o Vale do São Francisco, Gérson explica a forma com que ele trabalha o sertanejo. “Mostro o sertão com a vida e uma cultura muito rica. Não reforçando o preconceito que já existe.”
Em relação à sua arte e a forma como ela atinge ao público, independente de classe social e condição financeira, o artista plástico faz a seguinte declaração. “A minha arte é uma arte que atinge a todos, sem distinções.”
Questionado por ainda não ter exposto seu trabalho artístico na região do Vale, o artista plástico, Gérson Guerreiro, expõe os seguintes fatos. “Eu gostaria de ter pretensões, mas infelizmente, não existe uma política pública, de incentivo a arte e a cultura. Inclusive na nossa região faltam muitos espaços para exposições e me cobram muito uma exposição aqui na região, mas aqui eu ainda não vejo a pretensão por conta da falta do espaço, da logística também para realizá-la e da falta de incentivo.”
As próximas exposições acontecerão em dois países da Europa, a Alemanha e a Ucrânia, local em que será lançado um livro com suas obras, em paralelo com a exposição de suas telas. Já no Brasil, no próximo mês, mesmo com a apresentação das obras do artista nos dois países europeus, acontecerá em uma galeria, na cidade de São Paulo, a mostra de alguns de seus trabalhos artísticos.
TOUCH MIND ART
A técnica Touch (do inglês toque) Mind (mente) Art (Arte) se trata da pintura acrílico sobre tela com pontos em dimensão que despertam a imaginação, provocam sensações e a visão do observador. E tem como proposta levar ao observante o toque de emoções e sentimentos vistos através da pintura sobre tela.
Ela fora desenvolvida quando Gérson movido por uma inquietação e o desejo de buscar novos caminhos para a forma de trabalhar pintura sobre tela, a criou em 2008 e no ano de 2010 registrou a técnica denominada Touch Mind Art.
Em suas criações, para pintura, o artista plástico dispensa o uso de pinceis e utiliza somente os dedos, a tinta espessa sem misturas e não prioriza o aspecto liso homogêneo da superfície.
Além do modo diferenciado de pintar, de compor com pontos em dimensão, que delineia as formas e define as cores, o que chama atenção em sua obra é a maneira como ele brinca com as cores fortes, sem misturas, com o espaço, com os planos, em que muitas vezes estabelece uma linha tênue entre o plano bidimensional e o tridimensional, além da forma como representa os seres, a natureza e os objetos através de silhuetas em preto que instigam a imaginação.
O colorido de sua arte vem da influência dos vitrais religiosos das catedrais da era medieval, período Gótico, do qual é admirador. A temática de suas pinturas retrata temas universais, regionais, o cotidiano, os sentimentos… “ a Vida” – como ele mesmo define.
GÉRSON GUERREIRO
Gérson Guerreiro, que iniciou sua carreira artística profissional em 1997, é nascido na cidade baiana de Juazeiro, residente no município vizinho, Petrolina, desde 2001, localidade em que tem o seu estúdio montado. Ele é Artista Plástico, Professor e Pesquisador, Pós-graduado em História da Arte, com formação acadêmica em Artes Visuais, pela Faculdade de Belas Artes em São Paulo, e é também Professor Mestre em História da Arte.
A sua habilidade para com a arte surgiu desde cedo. Ainda pequeno, as peças trabalhadas em couro- pelo artesão curaçaense, Mestre Dantinha- seu avô materno, despertaram, no artista, a curiosidade e a vontade de criar formas e desenhos através da imitação.
Mais tarde, já na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo , o universo da arte e da cultura erudita agrega conceitos em seus trabalhos, que cita Van Gogh, Joan Miró, Vassily Kandinsky, Henri Matisse e Di Cavalcanti como alguns dos muitos nomes que o inspiram.
A cultura popular brasileira, principalmente a nordestina, foi a primeira influência de seus trabalhos e veio do berço familiar através de percepções e vivências com seus pais, avós e tios. São obras que exprimem e traduzem suas origens, seus sentimentos. Em seguida ampliou seus horizontes em direção a questões de caráter universal.
Com trabalho, singular e de grande expressividade, reconhecido no Brasil e no exterior, participação em Mostras Internacionais, hoje suas obras fazem parte de publicações em revistas e livros didáticos de diversas editoras e estão presentes em diferentes estados do Brasil além de países como Venezuela, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, Holanda Itália, França, Inglaterra e Estados Unidos.
Para quem quiser ter acesso as obras de Gérson Guerreiro, é simples, basta acessar o sítio eletrônico do artista plástico, no seguinte endereço: www.gersonguerreiro.com.br.




