Chile acaba com jejum de 15 anos, e Brasil começa eliminatórias com derrota pela 1ª vez

Acabou o jejum de 15 anos do Chile sem vencer o Brasil. Nesta quinta-feira, a Roja recebeu a equipe canarinho no Estádio Nacional de Santiago, pela primeira rodada das eliminatórias sul-americanas, e venceu por 2 a 0.

Chile acaba com jejum de 15 anos, e Brasil começa eliminatórias com derrota pela 1ª vez
Chile acaba com jejum de 15 anos, e Brasil começa eliminatórias com derrota pela 1ª vez

Os gols foram marcados pelos atacante Vargas, ex-Grêmio, aos 26, e por Alexis Sánchez, do Arsenal, aos 45 minutos do segundo tempo.

A última vez que os chilenos haviam derrotado os brasileiros havia sido em 2000, também na capital do país – na ocasião, o técnico do time da CBF ainda era Vanderlei Luxemburgo.

Com o triunfo, a seleção andina passará o Brasil no ranking da Fifa pela primeira vez na história, assim que sair a próxima atualização da lista.

Essa também foi a primeira vez em todos os tempos que a seleção brasileira começou as eliminatórias com derrota, desde que a competição começou a ser disputada, em 1954.

Um feito e tanto para a Roja, que quebrou dois tabus num só dia. Nos instantes finais, a torcida se divertiu e aproveitou para tirar sarro, gritando “olé, olé, olé” a cada toque de bola da equipe da casa.

Com a vitória, os comandados de Jorge Sampaoli assumem a liderança do torneio, ao lado de Uruguai, Colômbia e Paraguai, que também venceram. Já o Brasil fica no fundo da tabela, com 0 ponto.

Na próxima rodada das eliminatórias, o Chile volta a campo na terça-feira, às 23h15 (horário de Brasília), contra o Peru, fora de casa. No mesmo dia, mas às 22h, o Brasil tenta se recuperar contra a Venezuela, em Fortaleza.

O jogo

Empurrado pela torcida, o Chile começou a partida tocando bola de pé em pé e tentando criar jogadas com o “Mago” Valdivia. Aos 4 minutos, ele achou o atacante Vargas livre pela direita. O ex-gremista bateu colocado, mas Jefferson defendeu com segurança. A resposta canarinho veio com Hulk, em cobrança de falta aos 7. O chute do atleta do Zenit saiu forte, mas à esquerda da meta defendida pelo goleiro Bravo, do Barcelona.

A Roja, porém, seguiu em cima e chegou bem mais uma vez aos 13, quando, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Díaz, que emendou de voleio de fora da área, para defesa de Jefferson. No lance seguinte, Vargas recebeu na meia-lua, girou e finalizou bonito, mas lamentou ao ver a pelota ir à direita do gol brasileiro.

O duelo seguia num perde-e-ganha frenético no meio-campo, com os jogadores disputando cada bola como se fosse a última. Aos 17, Hulk escapou bem e avançou com liberdade até a entrada da área, de onde disparou forte, por cima do gol. 10 minutos depois, Daniel Alves cruzou na área, a bola passou por todo mundo e achou Oscar livre do lado esquerdo. O meia do Chelsea bateu nela com raiva, mas sem direção.

A partir daí, porém, o duelo ficou “morno”, com os dois times errando muitos passes e cruzamentos. O Brasil tentava apertar a saída de bola da defesa chilena, e até conseguiu roubar uma boa bola com Oscar, quase na meia-lua. Na sequência do lance, o camisa 11 tentou enfiada para Hulk, mas Medel recuperou-se de sua falha e cortou.

Aos 34 minutos, David Luiz sentiu dores no joelho e pediu para sair, deixando a partida para a entrada de Marquinhos, seu companheiro no Paris Saint-Germain. Jorge Sampaoli, por sua vez, tirou o zagueiro Silva e colocou o experiente meia-atacante Mark González. O efeito foi quase que imediato: logo no lance seguinte, Alexis Sánchez recebeu na área e chutou com violência. A bola explodiu na trave de Jefferson e saiu, deixando a torcida de cabelo em pé.

Antes do intervalo, contudo, o Brasil também mandou uma bola no poste, depois que Marcelo enfiou bola para Hulk e o camisa 21 tentou cruzar, mas viu ela bater na lateral da trave e terminar nas mãos de Bravo. Na sequência, Beasejour mandou de fora da área e Jefferson agarrou com segurança, levando a partida com 0 a 0 para o intervalo.

Na volta dos vestiário, a seleção brasileira voltou melhor e criou duas boas chances logo de cara, em escapadas pela esquerda de Oscar. Nos dois lances, porém, o meia do Chelsea viu a zaga chilena cortar seus cruzamentos. Em seguida, a equipe de Dunga teve mais uma grande oportunidade, em cobrança de falta frontal, mas o próprio Oscar chutou primeiro na barreira, depois para fora.

A resposta da Roja veio em cobrança de escanteio de Alexis Sánchez, que foi desviada e iria encontrar Vargas livre no segundo pau. Daniel Alves, porém, cortou em cima do lance, e Jefferson agarrou. Aos 10, o Chile voltou a acertar a trave, desta vez em lindo chute de Isla, de peito de pé. O arqueiro do Botafogo até pulou, mas não achou nada. Para sua felicidade, porém, ela explodiu no poste e saiu.

O Brasil tentou resposta em linda arrancada de Willian, que ia passando pelo time adversário inteiro até ser derrubado com uma voadora do volante Díaz. Apesar da reclamação da equipe canarinho, o árbitro Roddy Zambrano deu só cartão amarelo.

Aos 23, o Chile perdeu talvez aquela que tenha sido sua melhor chance criada no jogo. Após contra-ataque, a linha de passe achou Vidal, que abriu para Mark González na esquerda. O meia-atacante bateu cruzado e viu Alexis Sánchez chegar um segundo atrasado, sem conseguir empurrar para o fundo das redes.

Só que o gol da Roja estava maduro, e saiu apenas três minutos depois. Matías Fernández, que havia entrado na vaga de Valdivia, levantou na área, Vargas desviou e marcou. No lance, o goleiro Jefferson ainda relou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.

O Brasil tentou responder rápido na saída de bola, com Douglas Costa puxando para o meio e batendo, mas a bola foi para fora. Dunga, na sequência, tirou Hulk e mandou a campo Ricardo Oliveira, tentando aumentar o poder de fogo de sua equipe. O centroavante quase marcou em seu primeiro lance, mas não conseguiu chegar a tempo de completar o cruzamento rasteiro de Daniel Alves.

Com Oliveira em campo, o time canarinho criou mais, e o centroavante do Santos conseguiu levar perigo à meta rival em duas oportunidades. No entanto, o Chile segurou o resultado até os minutos finais, quando Vidal fez boa jogada e Alexis Sánchez chutou duas vezes para marcar o segundo e decretar a vitória em Santiago.

FICHA TÉCNICA

CHILE 2 x 0 BRASIL

Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)

Data: 8 de outubro de 2015, quinta-feira

Horário: 20h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)

Assistentes: Christian Lescano e Byrom Romero (ambos EQU)

Cartões amarelos: Díaz (CHI); Luiz Gustavo (BRA)

GOL

CHILE: Vargas, aos 26, e Alexis Sánchez, aos 45 minutos do segundo tempo

CHILE: Bravo; Silva (Mark González), Medel e Jara; Isla, Díaz (Vilchez), Vidal, Valdivia (Matías Fernández) e Beausejour; Vargas e Alexis Sánchez Técnico: Jorge Sampaoli

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Douglas Costa, Oscar e Willian; Hulk (Ricardo Oliveira) Técnico: Dunga

Fonte: MSN Notícias

Fonte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More